Vai começar a praticar esportes? Dicas do Henrique Avancini!

Você está começando a praticar algum esporte ou atividade física e precisa de algumas dicas? Então está no lugar certo, pois não tem jeito melhor de encontrar as melhores recomendações do que trocando ideia com quem tem experiência no assunto. Então, vem com a gente. Hoje, trouxemos dicas incríveis direto do campeão mundial de mountain bike, Henrique Avancini. Está preparado? Então, vamos lá.

Dicas para quem está começando a praticar esportes

Em uma entrevista para a Fokus Fit, Henrique Avancini deu dicas para quem está começando a praticar esporte, remetendo toda a experiência que ele adquiriu durante os anos. Então abaixo você encontra incríveis conselhos de uma pessoa que cresceu e amadureceu no esporte, e está disposto a ajudar quem está começando a fazer o mesmo. Então vamos nessa!

Não tenha medo de ser iniciante!

Independente de qual seja, a instrução foi clara: “não tenha medo de ser um iniciante, não tenha medo de fazer nada errado, não tenha medo de perguntar, não tenha medo de buscar ajuda”. Avancini ainda fala sobre o que o esporte, especificamente a mountain bike, tem como benefícios: “a bicicleta deve ser um esporte que agrega a pessoas diferentes e, a comunidade da bicicleta que é saudável, compartilha experiências. Então eu fico muito feliz em saber que sendo um atleta profissional posso ajudar um atleta que está iniciando, o cara que está começando a pedalar agora.”

Imagem do atleta Henrique Avancini levantando peso Fokus Fit

Além disso, o atleta complementa: “não tenha vergonha de buscar auxílio, de ir em uma bike shop e conversar com quem já tem mais vivência no esporte e ser um cara iniciante, de ser um cara que está aberto para novas experiências. Porque essa mentalidade talvez seja a mais essencial para otimizar suas experiências pelo o tempo que você quiser pedalar”.

Para concluir, para você quer quer começar a praticar esportes, tenha o coração aberto e a coragem para pedir ajuda e trocar ideia com as pessoas. Isso é uma parte essencial do percurso e pode te levar longe, como considera Avancini: “eu, como atleta que já ganhei título mundial, alcancei o número um no ranking mundial, não tenho medo de falhar, não tenho vergonha de errar e a bike me ensinou isso. Então, não jogue essa beleza do nosso esporte fora”.

Confira também nosso conteúdo sobre a importância da atividade física!

Aceite pequenas falhas, se livre do fardo do medo de errar

Além de não ter medo de ser um principiante, o campeão ainda disse sobre a importância de enfrentar o medo sabendo que ele é uma escola para calcular o risco. Com o tempo, a partir de cada experiência, aprendemos a minimizar os nossos riscos, por isso, o medo não pode ser um limitador. Dessa forma, o mais importante é aprender a respeitar os nossos processos e o nosso tempo para assimilar cada tentativa.

Imagem do atleta Henrique Avanici praticando mountain bike

E, só a partir daí, depois de familiarizar-se com o movimento, com a técnica, dar o próximo passo. Assim, os riscos de se machucar serão bem menores. Tudo isso vai contra a nossa cultura de educação, de impor o receio porque a falha pode ter um preço muito alto.

No entanto, Henrique Avancini, diz: “aceitar pequenas falhas ajuda a amadurecer absurdamente e a se livrar do fardo do medo de errar. Se você respeitar o passo a passo, o seu tempo, você conseguirá expandir o seu limite sem se exceder”

Confira também: reeducação alimentar, o que é, os benefícios e como iniciar!

Saber reconhecer a humanidade e o mestre em cada um

Outro ponto muito importante que Avancini traz na entrevista para quem quer praticar esportes, é a importância de saber reconhecer a humanidade e o mestre em cada pessoa. Saber que temos muito o que aprender com todas as pessoas com quem nos relacionamos, sejam elas iniciantes ou profissionais, e entender também que até atletas com experiência cometem erros e está tudo bem.

O importante é saber reconhecer dicas e conselhos de todos, e tentar identificar onde podemos melhorar e continuar buscando por nossa evolução. Dessa forma, podemos honrar e agradecer a divindade e a humanidade que habita cada um de nós e tentar sempre aprender com todas as experiências e relacionamentos que vivemos.

Gostou da entrevista? Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre o Mountain Bike que ajudou tanto o Henrique Avancini a evoluir no esporte?

Qual é a essência do mountain bike?

Em uma das nossas perguntas sobre o esporte, questionamos o atleta qual é a essência do mountain bike em sua visão, e sua resposta foi surpreendente: “autoconhecimento”. Ele explica que, apesar de ser um atleta experiente, está sempre aprendendo algo novo, todos os dias.

Essa visão influencia diretamente na sua atitude e postura como campeão mundial, afinal, só os grandes têm a humildade de reconhecer que ainda têm muito a aprender. Tendo o MTB como exemplo, é possível tirar vários aprendizados, como:

  • Propriocepção: de perceber seu corpo, seus movimentos acontecendo no espaço
  • Adaptabilidade: Se adaptar às circunstâncias e fluir com a situação, afinal, são vários cenários e climas durante os treinos e as provas
  • Resistência: perceber, reconhecer e usar da força do seu corpo para fazer acontecer
  • Persistência: Saber o que realmente deseja para ter persistência para sempre tentar mais de uma vez
  • Postura: saber assumir a postura que te levará onde você deseja chegar

Confira também nosso post sobre rótulos de alimentos: como ler e escolher saudável?

Quais são as virtudes para se tornar campeão?

Aproveitamos a oportunidade para perguntar ao Avancini quais são as maiores virtudes de um campeão e iremos compartilhar com você agora. De acordo com ele, as duas características indispensáveis em um campeão de MTB, são: resiliência e adaptabilidade. Ele explica que o mountain bike é um esporte em que o atleta precisa agir como um camaleão e aprender a se adaptar as diversidades do ambiente, como o clima, os terrenos mais acidentados, os atletas com diferentes bagagens histórica, etc.

Sendo assim, é preciso ter resiliência para persistir, conseguir se adaptar e sobressair em meio as dificuldades dos percursos. A vitória é construída por uma rotina de treinamento, tanto que o pai dele já dizia: “ganhar a competição é fácil, difícil é treinar”.

Henrique Avancini sabe bem disso e por isso tem uma rotina de treinos personalizada para se preparar para as competições e treinos de bike diários. Para realizar seus treinos de maneira eficiente, ele conta com o apoio da sua osteopata e irmã, Carol Avancini e da Fokus Fit. É isso mesmo, o seu centro de treinamento, onde ele e sua equipe realiza os treinos antes de subirem na bike é todo equipado com os aparelhos da Fokus. Dá só uma olhada:

E aí, o que você achou das dicas do campeão? Se quiser saber como ter a mesma qualidade dos treinos do Henrique Avancini na sua rotina, basta falar com a gente pelo contato do WhatsApp, que um de nossos especialistas te ajuda! Esperamos que nosso post tenha ajudado você a se inspirar e ter insights valiosos sobre como construir uma rotina de treinamento eficiente. Aproveite também para conferir nosso conteúdo com o que comer antes do treino, 5 dicas fáceis e saborosas. Até a próxima!