6 melhores tipos de barra musculação: confira!

Você sabia que existem diferentes tipos de barra de musculação e que, ainda, cada uma ajuda a estimular os mais variados músculos durante um treino de força? Esse equipamento é fundamental para práticas de exercícios que fortalecem membros superiores e até inferiores, dependendo do tipo de atividade.

Se você quer conhecer os modelos de barra de musculação mais populares e entender como usá-los, fique com a gente neste post, pois preparamos uma lista de 5 tipos de barra para você experimentar. Vamos lá?

Quais são os tipos de barra mais conhecidos?

Logo ao adentrar em uma academia ou em um estúdio de cross trainning, você já poderá se deparar com alguns tipos de barras de musculação. Além das maiores como a barra olímpica, você também encontra itens menores com atém 40cm, aqueles que você consegue colocar anilhas e prendê-las com as presilhas.

Hoje, as barras de musculação são consideradas como alguns dos melhores equipamentos para definir os músculos, pois são versáteis e fáceis de usar. Com uma única peça, é possível fazer vários exercícios diferentes.

Atleta masculino treinando com barra ao ar livre

Vamos conhecer agora outros tipos de barra de musculação e suas funcionalidades e, assim, definir as melhores opções para te ajudar a atingir seus objetivos.

Barra H ou romana

A barra H, ou romana como também conhecida, serve para exercícios de fortalecimento do bíceps, ombros e tríceps. Com suas traves paralelas, a barra muitas vezes tem um formato da letra H (por isso o nome).

Os tipos de exercícios que você consegue fazer com a barra romana: tríceps testa, desenvolvimento e rosca martelo, por exemplo. Tem um tamanho compacto, então é uma ótima opção se você quer montar sua academia em casa, podendo ser usada em diversos tipos de anilhas diferentes.

Leia também: 8 exercícios para fazer com barra e anilhas

Barra W

A barra W é bastante conhecida pelo seu formato, que é igual à letra do alfabeto, e por manter as articulações do cotovelo e do pulso em uma posição mais confortável em relação à barra reta.

Usada também para exercícios de tríceps, a barra em W ajuda a exercitar melhor os músculos do antebraço. É uma opção favorável para você ter em casa, ainda mais se tiver um suporte para barras, onde vai conseguir organizá-las.

Barra olímpica

A barra reta é a mais popular entre os tipos, como ela é muito comprida é chamada de barra olímpica, por ser o tipo mais usado em competições.

Atleta treinando com barra em box de treino

Com a barra olímpica e as anilhas você poderá trabalhar diferentes grupos musculares. Com exercícios de supino, você fortalecerá os músculos do peitoral. Ao fazer o agachamento com barra, é possível trabalhar os músculos das pernas. Agora, em relação aos bíceps, eles ficam melhores definidos com treinos de rosca direta.

As próprias barras têm pesos diferentes, então se atente a isso na hora de escolher a sua.

Barra halter com anilha

É uma barra pequena, de cerca de 40cm, que deve ser usada com anilhas e presilhas e funcionam como um halter comum. Então aproveite para fazer os mais variados tipos de exercícios.

Quer alguns exemplos de exercícios com essa barra? Confira:

  • Tríceps francês;
  • Lateral raises;
  • Afundo;
  • Remada curvada;
  • Rosca martelo;
  • Desenvolvimento.

Dica de leitura: como definir o corpo – guia definitivo da Fokus Fit

Barra de pressão

É um tipo de barra de musculação bem prático e versátil. Como o nome diz, você só precisa da pressão para colocá-la na porta e fazer seus exercícios.

Essa opção é incrível para quem tem uma rotina corrida e quer ter sempre uma oportunidade de fortalecer os músculos dos braços. Vale a pena ter em casa.

Barra fixa

É um tipo de barra de musculação que não é tão prático quanto a de pressão, porque demanda uma boa estrutura, um lugar mais amplo para a prática de exercícios, além de ser um pouco mais trabalhosas para instalar.

Atleta masculino treinando em box com barra fixa

Quais músculos são trabalhados na barra fixa?

Além de fortalecer os músculos do braço como bíceps, fazer exercícios na barra fixa ajuda a fortalecer o core como abdômen e músculos inferiores e superiores das costas, o que é muito importante para melhorar em atividades que exigem estabilidade do corpo, como a corrida.

Como escolher o melhor tipo de barra de musculação?

Agora que você conheceu alguns tipos de barra de musculação, é chegada a hora de escolher qual é a ideal para você comprar. A resposta varia muito, pois depende do espaço físico disponível para a sua área de treino e os tipos de exercícios que você vai executar.

Como comentamos, existem modelos de suporte de barras que vão ajudar a organizar seu espaço de treino. Comece escolhendo uma barra que seja versátil e atenda a maioria dos exercícios que deseja executar e, aos poucos, vá incrementando seu acervo de equipamentos.

Atleta feminina treinando com barra de musculação ao ar livre

Vale a pena investir em outros equipamentos para musculação que vão deixar seus treinos de força ainda mais completos. Preparando tudo os resultados virão em breve. Ah, por falar em resultado, acesse nosso post sobre o que comer antes do treino, o que impacta diretamente na qualidade dos exercícios.