5 maneiras efetivas de encontrar motivação para dieta

O grande inimigo das pessoas que estão começando ou mantendo uma dieta é a desmotivação. É natural que com resultados mais graduais as pessoas desanimem e queiram desistir do seu objetivo, porque, na maioria das vezes, querem resultados mais aparentes em um curto período.

No entanto, não existe uma forma mágica de perder peso e de seguir a dieta, são processos que envolvem muitos outros fatores além da determinação, como: condições fisiológicas, psicológicas, metabólicas e até a qualidade do sono.

Da mesma maneira, precisamos de motivação para dar o primeiro passo e começar esse estilo de vida mais saudável. Contudo, sabemos que a força de vontade, para existir, depende de diversos fatores, tanto internos quanto externos. Entenda um pouco mais sobre o assunto!

Disposição para seguir a dieta: é possível ter!

A motivação é a força ou elemento que impulsiona e dá energia para as pessoas realizarem ações e atingirem seus objetivos, sendo responsável por guiar os desempenhos que envolvem a realização de propósitos.

Ela consegue fazer com que cada um dê o melhor de si e seja capaz de fazer tudo para conquistar o que deseja. Esse incentivo é um elemento indispensável para qualquer pessoa, sem a motivação, é tudo muito mais difícil executar e finalizar objetivos, tarefas e até funções cotidianas.

Imagem de um prato de salada, halteres de academia e fitas métricas em cima de uma mesa

Cada pessoa tem o poder de se motivar ou desmotivar, isso é chamado de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Existem também a extrínseca que é estabelecida pelo espaço e ambiente que a pessoa vivencia. Esse impulso pode sobrevir de forças e fatores internos e externos!

Quais são os fatores de motivação interna?

O encorajamento interno se dá pelo desafio de quando experimentamos ou aprendemos coisas novas, como também pela incitação de sensações prazerosas. Confira os principais fatores para garantir a força de vontade:

  • Autoconhecimento;
  • Comprometimento;
  • Responsabilidade;
  • Inspiração;
  • Autonomia;
  • Realização.

Quais os fatores de motivação externa?

A motivação externa é mais relacionada ao que vamos ganhar, seja uma recompensa ou prêmios. Somos incentivados a receber algo em troca, apesar de não ser uma ação prazerosa.

Esse tipo de estimulo está muito relacionado à dieta, reeducação alimentar ou até de atitudes que fazemos sem gostar, mas que tenham um papel importante.

Imagem de uma pessoa servindo um prato de salada e um prato de frango

No entanto, quando se trata de perder peso, é muito importante buscar motivações internas, isso porque, você deve tornar esse processo aprazível, com mudanças duradouras.

5 Passos para de ajudar a ter ânimo para seguir uma dieta

Além de procurar uma motivação para dieta você deve procurar razões internas para contribuir para ações permanentes e benéficas para sua saúde e começar essas mudanças de comportamento. Pensando nisso, selecionamos 5 passos para te ajudar!

1. Descubra seu objetivo e aceite seu corpo

Para realmente conseguir um encorajamento, o objetivo de perda de peso deve vir de você. Muitos resultados apontam que as dietas não são tão eficientes se forem feitas para agradar outras pessoas. Em função disso, descubra seu objetivo e seus desejos e busque instigação a partir dele.

Outro passo importante é a aceitação. Não se cobre tanto e não seja tão crítico com você mesmo, lembre-se que você está dando o seu melhor. Se exercite, divirta-se, alimente-se melhor e o encorajamento necessário parte daí!

2. Não foque no peso

A perda de peso não deve ser uma obsessão, ela é um resultado da sua mudança de atitudes e não foco principal. Sua saúde é determinada pelo seu peso, mas sim por um acoplado de hábitos saudáveis.

Imagem de uma pessoa se pesando na balança

Buscar pelo emagrecimento não é um comportamento inadequado e o excesso de peso pode estar relacionado a problemas, só é importante não seguir dietas malucas e não focar totalmente nisso!

3. Crie e trace metas

Para o processo de busca por motivação, é necessário traçar metas sensatas e realistas. Quando você cria metas irreais, se obriga a se comparar e até se sentir fracassada. Estabeleça metas que estão próximas à sua realidade e desafie-se gradativamente nessa jornada.

4. Não se compare

Não busque inspirações em fotos de modelos super magras, isso pode ser um grande motivo de desmotivação. Alguns pesquisadores que estudaram sobre o assunto, perceberam que imagens e fotos de modelos criam padrões irrealistas e acabam desencorajando mulheres que estão na luta.

5. Comemore suas conquistas

O processo de emagrecimento pode ser longo e gradual, mas para manter uma persistência no regime é essencial reconhecer e comemorar suas conquistas, por mais pequenas que sejam. Não foque naquilo que ainda não foi alcançado, torne o processo mais dinâmico e leve.

Imagem de um troféu

Sempre quando falamos sobre saúde, é necessário ressaltar que devemos contar com ajuda profissional. Eles vão te ajudar a traçar metas e apresentar jeitos adequados de executá-las, sem cometer nenhuma loucura! Acredite em você e respeite seu ritmo, torne esse processo um estimulo para manter uma vida saudável.

Gostou das informações contidas nesse texto? Esperamos que tenha te ajudado e que encontre a motivação para dieta que você tanto procura. AH! E se você deseja começar sua rotina de treino em casa, reunimos várias dicas de exercícios para te ajudar nessa missão!