O que é cross training? Tudo que você precisa saber!

Você deseja escolher uma modalidade de treino que combine elementos de ginástica olímpica, atletismo e levantamento de peso? Aproveite, pois acaba de encontrar o blog post feito especialmente te ajudar na sua tomada de decisão.

Conheça agora mesmo o que é o cross training, quais os benefícios e vantagens da prática desta modalidade, em quanto tempo você começa a observar resultados, além de outros detalhes que nós da Fokus Fit preparamos para você.

Siga conosco nessa leitura essencial!

O que é cross training e para que serve?

O cross training é a modalidade de prática esportiva originada na década de 90 nos Estados Unidos, a qual visa proporcionar ao praticante, uma mescla de esportes olímpicos com movimentos funcionais e aeróbicos.

Ao adicionar sequências em grande intensidade, você adquire melhor condicionamento físico, força muscular, além de ter maior possibilidade de aproveitar benefícios relacionados ao emagrecimento e bem-estar psíquico.

Aproveite para conferir com a Fokus Fit o melhor horário para malhar e os benefícios encontrados em cada turno.

Benefícios do cross training na prática

Imagem de quatro alunos de crossfit treinando em um box

Os benefícios do cross training originados com a prática constante dos treinos, englobam diferentes áreas do corpo humano. Você conta com investimento em crescimento muscular, saúde respiratória ampliada, melhoras no humor e até com o emagrecimento.

Deseja conhecer as vantagens desse tipo de treino? A Fokus Fit lhe conta!

1. Perda de massa gorda

Imagem de um rapaz treinando ao ar livre com uma medball

A prática adequada do cross training emagrece e, a perda de massa gorda, desponta entre uma das maiores procuras dos praticantes na modalidade, pois é possível ter a queima de 1400 calorias nos treinos mais intensos.

É fundamental, antes da prática, a busca de profissionais especializados em condicionamento físico, para uma conversa sobre a intensidade dos treinos, as necessidades de cada praticante, e claro, a alimentação mais recomendada para o seu caso.

Veja aqui com a Fokus Fit os alimentos ricos em proteína que auxiliam no ganho de massa saudável!

2. Ganho muscular

Imagem de um rapaz treinando remada na academia

Essa é uma prática que engloba treinos em diferentes regiões musculares, possibilitando para o atleta, ganhos em massa saudável superiores às práticas convencionais em academias.

Deseja treinos esportivos que mesclem modalidades olímpicas, levantamento de peso e movimentos em diferentes intensidades? Eis aqui a opção perfeita para você: conheça agora mesmo outros benefícios.

3. Amplitude de séries

Imagem de um rapaz treinando amplitude de séries ao ar livre

A diversidade encontrada nas práticas de cross training conquista quem procura amplitude de séries físicas. E o que é ainda melhor, sem espaço para o comodismo ou tédio nos treinos.

Esse tipo de treino possui diferentes modalidades e intensidade de movimentos, espantando de vez a monotonia dos treinos convencionais. Quer uma prática esportiva que abranja diferentes grupos musculares? Acaba de encontrar a sua alternativa!

4. Condicionamento físico

Imagem de um rapaz treinando na academia

Um dos maiores benefícios do cross training é a possibilidade de condicionamento físico conquistado com as séries amplas. É essencial, antes de tudo, a realização de um verdadeiro checkup, para então a prática destes treinos condicionantes.

Para auxiliar quem deseja sair de rotinas sedentárias, a Fokus Fit preparou dicas de como sair do sedentarismo e adquirir mais saúde no dia a dia: leia o conteúdo completo e siga desvendando as vantagens na sequência deste post.

5. Redução de estresse

Imagem de um rapaz treinando braços na academia

9 a cada 10 atletas em busca da resposta para o que é cross training impressionam-se ao descobrir as vantagens da prática em relação aos níveis de estresse dos praticantes.

Afinal de contas, a máxima uma mente sã, um corpo são, originária no latim mens sana in corpore sano, inspira você que deseja uma vida mais saudável e ativa.

A prática de atividades físicas auxilia a regular a liberação de hormônios responsáveis pela satisfação, prazer e sensação de alívio, aspectos essenciais nas rotinas modernas. Em busca de um dia a dia menos estressante? Então aproveite!

Como são as aulas de cross training?

Imagem de uma head coaching escrevendo informações sobre o crossfit em uma lousa

As aulas geralmente são sequenciadas em três diferentes partes:

  • aquecimento,
  • atividades técnicas,
  • workout of the day – WOD.

A intensidade dos aquecimentos, movimentos técnicos e WOD variam conforme o seu condicionamento físico e objetivos com a atividade. É essencial o correto acompanhamento das progressões e mudanças nos movimentos, inclusive em treinos in house.

Aproveite para conferir também equipamentos para malhar em casa de maneira efetiva aqui com a Fokus Fit.

Quanto tempo de cross training levo para definir os músculos?

Imagem de uma mulher levantando peso em barra ao ar livre

Um dos maiores benefícios do cross training são os rápidos resultados conquistados. Por ser uma prática de condicionamento físico com treinos amplificados, você poderá observar resultados em poucos meses.

É importante, de toda forma, o acompanhamento devido das modalidades por um profissional especializado, não oferecendo assim, maiores riscos com a prática.

Gostou de conhecer os detalhes relacionados ao que é cross training e os benefícios encontrados nestas modalidades? Confira os conteúdos semanalmente preparados pela Fokus Fit aqui no blog para você.

Acompanhe-nos nas redes sociais e compartilhe o post com aquele amigo em busca de um estilo de vida mais saudável: até a próxima!