O que comer antes do treino: 5 dicas fáceis e saborosas

Manter uma alimentação correta antes do treino possibilita um maior rendimento físico. Isso acontece porque o corpo recebe a energia e os nutrientes necessários, permitindo que seu objetivo seja alcançado com assertividade. Seja para perder peso ou ganhar massa muscular, o que comer antes do treino precisa de uma atenção especial.

Pensando nisso, nós da Fokus Fit, separamos 5 opções de alimentos super simples e ainda, no final do texto, trazemos 3 receitas saborosas para você que deseja praticidade ao se alimentar antes de ir à academia, por exemplo. Continue lendo para conferir todas as as dias!

Caso você esteja querendo começar a praticar exercícios, veja nosso post sobre como sair do sedentarismo!

O que é bom comer antes do treino?

Primeiramente, precisamos entender o que é necessário ingerir antes de ir treinar. As pessoas possuem objetivos diferentes, portanto, cada indivíduo necessita de alimentos específicos para seu tipo de dieta. Ou seja, se você deseja eliminar gordura, o recomendado é um lanche leve ou frutas, agora se o objetivo for ganhar massa muscular, aposte nos carboidratos e proteínas.

Lembre-se: não saia de casa para praticar atividades físicas sem comer, esse é um hábito que pode causar malefícios à saúde mas, por vezes, infelizmente ainda é algo popularizado no meio virtual como algo positivo. O melhor a se fazer, quando você estiver em dúvidas sobre como progredir com sua alimentação, é contatar um profissional da saúde, como um nutricionista.

Entretanto, há algumas refeições que são fáceis de serem feitas, saborosas e capazes de fornecer toda a energia que precisamos para nos movimentarmos.

Confira:

1 – Batata doce

Imagem de batata doce in natura sobre a mesa

Esse alimento, que contém grande quantidade carboidrato, estimula e provê energia para aqueles exercícios mais pesados, como musculação ou Cross. Normalmente é ingerida após ser cozida, sozinha ou acompanhada de proteínas, como ovo ou frango.

2 – Banana

Imagem de um cacho de banana in natura sobre a mesa

É uma das frutas que mais possuem carboidratos, sendo ótima no preparo de receitas também. Você pode ingeri-la em forma de shake, in natura, com aveia, linhaça ou outra especiaria. São diversas possibilidades, facilitando na hora de inovar com o mesmo ingrediente.

3 – Ovo

Imagem de ovos cozidos e cortados ao meio, servidos em um bowl

O ovo é um clássico! Para quem mantém uma dieta regrada, ele é o braço direito a todo momento. Por ser um alimento proteico e de baixa caloria, pode ser consumido pelos mais diversos tipos de pessoas, para que tenham energia antes de treinar. Claro que a quantidade irá depender de pessoa para pessoa, mas não deixa de ser uma opção saudável para lanchar.

4 – Barra de proteína

Imagem de barras de proteína sobre a mesa

São vários os sabores disponíveis dessa iguaria. Em suma, são snacks super práticos de serem ingeridos e, por conta disso, ganhou um grande espaço entre os esportistas. Além disso, são fáceis de serem carregados, seja na bolsa, no bolso ou no carro, 30 minutos antes do treino ela está ali com fácil acesso para ser ingerida.

5 – Suplementos

Imagem de suplementos em pó e em cápsulas

Os suplementos são encontrados, na maioria das vezes, em pó ou cápsulas e são sustâncias responsáveis por dar energia durante os exercícios e regenerar a força após os intensos movimentos. Neste caso, é imprescindível o acompanhamento nutricional com um profissional da área, pois eles sabem qual o suplemento que se encaixa em seu biótipo e a quantidade exata a ser ingerida.

Existem diversos tipos desses elementos, como:

Creatina

Possibilita o ganho e a potência muscular, aumentando a tolerância ao esforço, tornando o treino mais duradouro. Entretanto, se utilizada de forma errada leva ao aumento de peso corporal, já que na maioria das vezes tende a reter uma boa quantidade de líquidos.

Whey Protein

Utilizado para o ganho de massa e regeneração muscular, esse tipo de suplemente deve ser utilizado com muita cautela, porque possui grande quantia de proteína em sua formulação. O consumo excessivo pode comprometer o rim e sua ingestão necessita de bastante água ao longo do dia.

Maltodextrina

Ótimo para fornecer energia, a Maltodextrina serve como gasolina para a prática de exercícios físicos sem que haja a perda de massa magra. Porém, como em todos os outros casos, é necessário o acompanhamento médico e nutricional, pois se for ingerida sem prescrição pode acabar engordando e elevando o nível de açúcar no sangue.

Desse modo, não faça o uso desses ou outros suplementos sem a indicação de profissionais.

Lanches fáceis e saborosos

Há quem diga que ser “fitness” é muito caro e difícil, já que requer tempo. Entretanto, estamos aqui hoje para desmistificar essa afirmação totalmente equivocada. Separamos 3 receitas práticas e deliciosas para serem consumidas antes de suas atividades físicas.

Veja:

Receita 1: Panqueca de banana

Imagem de panquecas de banana servidas em um prato

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 banana prata ou nanica amassada
  • 2 a 3 colheres de sopa de farinha ou farelo de aveia
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

Bata os ovos com ajuda de um garfo até ficar com uma aparência homogênea. Depois misture, aos poucos, a banana amassada junto com os ovos batidos e logo em seguida coloque a aveia ou o farelo de aveia. Novamente, misture bem. Após estar com a consistência de panqueca, pegue uma frigideira e ligue o fogo baixo para deixar esquentando-a durante uns 2 minutos. Por fim, coloque um pouco da massa na panela e deixe até dourar, vire-a e faça o mesmo do outro lado. Sirva com mel e aprecie essa delícia!

Receita 2: Batata doce chips

Imagem aproximada de batata doce em chips temperadas com sal e pimenta

Ingredientes

  • 2 batatas doces médias
  • Sal
  • Pimenta
  • Especiarias à gosto
  • Azeite

Modo de preparo

Lave as batatas doces e enxugue-as bem. Com ajuda de um fatiador ou uma faca, corte-a em rodelas bem finas, quase transparentes. Deixe o forno pré-aquecido em 180º por 15 minutos e depois despeje as rodelas em uma assadeira com fio de azeite. Coloque as especiarias que preferir, além de uma pitada de sal e pimenta. Leve para o forno e deixe durante 15 a 20 minutos, até que esteja crocante.

Receita 3: Crepioca de queijo branco

Imagem de uma crepioca recheada com queijo branco

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de Tapioca
  • 1 0vo
  • Sal a gosto
  • 3 fatias de queijo branco

Modo de preparo

Em um recipiente adicione a tapioca e o ovo, misture até formar uma massa homogênea. Coloque uma pitada de sal e despeje em uma frigideira antiaderente. Leve ao fogo por 3 minutos ou até dourar, vire e faça o mesmo com o outro lado. Coloque o queijo branco fatiado e feche a crepioca em formato meia lua.

Gostou? São tantas opções gostosas que não existe mais desculpas para não seguir uma rotina saudável. Comece com treinos leves e intensifique conforme for ganhando condicionamento físico, os exercícios apresentam grande importância para nossa saúde. Mas nunca se esqueça que a alimentação é grande aliada para alcançar o objetivo.

Compartilhe essas dicas com seus amigos e incentive-os a treinarem com você!

Até a próxima.