Como definir o corpo: guia definitivo da Fokus Fit

Um dos grandes motivos pelo qual as pessoas buscam treinar hoje em dia é para movimentar o corpo, mas uma hora ou outra é comum que as pessoas se perguntem: como trincar o corpo de forma rápida? Existe uma fórmula mágica, algum produto essencial? Um treino à prova de falhas?

Imagem de um atleta treinando

A Fokus Fit preparou esse conteúdo especialmente para tirar essas dúvidas, aqui você vai ter um guia completo de como movimentar o corpo de maneira natural. Está pronto? Então venha conferir:

Como treinar de forma saudável!

Antes de qualquer coisa, saiba que para definir o corpo é preciso ter uma consciência corporal. Antes que você comece a se exercitar, é importante conferir se os seus exames estão ok, especialmente porque eles precisam estar certinhos para ter os resultados desejados. Tente também manter suas vitaminas em dia, especialmente a vitamina D, que ajuda muito no ganho de massa muscular. Dito isso, vamos começar com as dicas:

1 – Alimentação adequada: dieta não precisa ser sofrida

É muito comum, quando falamos de manter a dieta para ganhar massa e perder gordura, que as pessoas automaticamente pensem em frango com batata doce. Errado! Você precisa comer uma certa quantidade de proteínas, carboidrato e gordura. Com isso, faça a contagem dos macronutrientes diretos. Confira aqui os alimentos ricos em proteínas para não ter dúvidas!

Imagem de um gráfico com alimentos separados por categoria

Cada alimento tem a sua tabela no rotulo com as gramas, para aprender a ler. Por exemplo, 100g gramas de frango possuem 20g de proteínas. Por isso você pode, sim, comer as coisas que gosta, desde que tudo se balanceie dentro da conta que passamos.

E ATENÇÃO: Os carboidratos não vão ser mantidos com a mesma quantidade o tempo inteiro, a cada semana vai diminuir a medida da sua conta, se antes era 100kg por 2, diminua para 1,8 e depois para 1,6 e assim vai.

2 – Entenda a sua meta e as etapas

Como definir o corpo se não tem tanta massa, mas tem bastante gordura? Para que seu corpo trinque, é preciso ter massa para mostrar e não ter gordura para esconder. Por isso, no começo, foque em perder essa gordura, para depois definir o corpo.

Imagem de uma pessoa medindo a cintura

Então primeiro você vai focar no catabólico, fazendo um balanço energético negativo, ou seja, consumir menos do que você gasta, para que seu corpo busque energia no estoque de gordura. Depois de diminuir a quantidade de gordura, é hora de ganhar e definir massa, focando no anabolismo, com um balanço energético positivo, consumindo mais do que gasta, porque proporciona mais taxa metabólica para o seu corpo e isso ajuda a definir.

2 – Monte um treino adequado

Em primeiro lugar, vamos falar do treino aeróbico. Um erro comum é mandar a brasa nos exercícios aeróbicos. Isso não é recomendado, porque você acostuma o seu corpo com um metabolismo que não vai favorecer o andamento do treino, por isso comece na primeira semana com cinco minutos e, a cada nova semana, aumente cinco minutos. Para perder gordura, foque também em exercícios de força!

Imagem de um atleta treinando barra na beira da piscina

É muito comum você ver pessoas não querendo que o treino abranja a hipertrofia, já que ela não ajuda a ganhar mais massa, mas ela é muito necessária para definir o corpo, isso porque ela é o que te impede de perder a massa muscular que você ganha nos exercícios. Também fique atento nos melhores horários para treinar!

Observações importantes:

Como definir o corpo é um assunto complexo, é crucial lembrar que não precisa fazer uma sessão gigante de cada exercício! Só porque seu músculo está queimando, não quer dizer que está queimando gordura. É importante fazer cada exercício sem pesar no local errado e, com isso, ir até a falha.

Por fim, nunca pule treino! O problema é que, conforme você vai definindo o corpo dessa forma, vai deixando seu corpo desproporcional. Por isso, sempre leve os treinos de forma correta e equilibrada. O melhor treino que podemos te recomendar é o seguinte:

Duas vezes por semana, no mínimo, um dia fazendo treino com exercícios aeróbicos, musculação com exercícios de puxar e por fim exercícios de perna. No outro dia, faça os aeróbicos, os exercícios de empurrar e termine com os de perna.

3 – Descanso adequado é a chave de tudo

Esse ponto tem dois fatores super importantes. É claro que você tem que colocar seu corpo ao extremo para conseguir um corpo bem definido, com as massas bem certinhas. Mas, é preciso deixar seu corpo se recuperar da queima da gordura e do estímulo da massa. Em primeiro lugar, ter qualquer tipo de resultado, nem que seja mínima, é necessário dormir pelo menos 7 horas!

Imagem de uma mulher descansando na cama

E, além disso, não treine todos os dias! Tire pelo menos um dia da semana para deixar seu corpo descansar e se recuperar dos estímulos da semana. Sem o descanso devido, seu corpo não vai conseguir trincar.

4 – Se hidrate: corpo saudável, visual saudável

Assim como o sono e descanso necessário, o seu corpo precisa estar saudável, ou seja, devidamente hidratado. E quantos litros de água você tem que tomar por dia? Depende muito do seu corpo, da sua rotina e do clima. Mas você pode conferir se está tudo certo pela cor da sua urina. Ou seja, se todas as vezes que for no banheiro (menos a primeira, de manhã) a sua urina estiver praticamente transparente, então está fazendo certo!

Mulher tomando água

5 – Suplementos ajudam, mas não são obrigatórios

Os suplementos não são componentes milagrosos, é preciso entender que, com um treino correto, alimentação boa, bom descanso e boa hidratação, já é super positivo. Em um geral, o que mais tem custo benefício é a creatina, ela é boa porque ajuda a aumentar a tolerância da pessoa, evitando o cansaço e dando mais energia para que a pessoa continue treinando.

Atleta escolhendo suplemento

O suplemento vai ajudar a aumentar a sua força e potência, o que vai te ajudar a manter bem os exercícios e consequentemente conseguir produzir mais massa muscular nos treinos. Quando alinhadas com todas essas outras dicas que te passamos, ela vai potencializar bastante os seus ganhos, mas sozinha, ela não faz nada.

E então, o que achou do nosso guia completo? Esperamos que a gente tenha te ajudado a entender melhor como definir o corpo, te ajudando a mandar a ver nos seus treinos. Se você gostou, compartilhe com mais amigos que também querem começar! Confira também o nosso conteúdo sobre o que comer antes de cada treino e até a próxima!