Aprenda a fortalecer as pernas usando equipamentos

Buscar como fortalecer as pernas de forma segura, além de ser um grande investimento em qualidade de vida, é também, uma das maneiras mais práticas para alcançar o condicionamento físico de um verdadeiro campeão. Neste processo, os equipamentos corretos são essenciais.

Contudo, o fato é: nem sempre um atleta tem acesso ou disponibilidade para frequentar uma academia, e nestes casos, contar com cordas, medballs, barras e outros equipamentos para prática de exercícios em casa, possibilita ótimos resultados. Confira com a Fokus Fit as melhores opções!

Como fortalecer as pernas em casa?

Para o fortalecimento dos membros inferiores, é importante que os exercícios para fortalecê-los sejam praticados também em casa. Deste pequenas mudanças, como incluir séries de agachamentos, ou ainda, equipamentos para o auxílio nos exercícios.

Imagem em destaque de uma atleta treinando com elástico extensor

Confira agora mesmo com a Fokus Fit, 5 equipamentos que auxiliam a fortalecer os músculos da perna:

  • Cordas;
  • Medicine balls;
  • Barras para pernas;
  • Elásticos;
  • Box jump.

Esses são itens de fácil acesso e com excelentes preços, vale a pena garanti-los para começar o quanto antes a ter uma vida mais ativa.

Dicas de como sair do sedentarismo: mais saúde para o seu dia a dia!

Cordas

As cordas são equipamentos que auxilia a fortalecer as pernas, seja em casa, ou ainda, em parques ou academias. Além de flexíveis e fáceis de transportar, as cordas contribuem com treinos em diferentes intensidades.

Imagem de uma mulher manuseando cordas de pular na beira da piscina

Exercício: com as cordas em mãos, realize sequências de 20 pulos, com pausas de dois minutos entre elas. E lembre-se, manter a hidratação é essencial, bem como, a postura correta para preservar as articulações do joelho e a saúde dos músculos. Aproveite e utilize joelheiras para aumentar sua segurança e conforto.

Medicine Balls

As medicine balls, também conhecidas como medballs ou bolas medicinais, são responsáveis por treinos de adaptação de pernas após acidentes, cirurgias ou atletas em recuperação. Caso você busque um treino para fortalecimento, eis uma ótima opção.

Imagem de um atleta treinando com medicine ball

Exercício: com a medicine ball, concentre o equipamento entre os joelhos, e com cuidado, levante as pernas, mantendo-a levemente pressionada pelas pernas. Repita o exercício em 5 séries com pausas de dois minutos.

Barras

As barras são conhecidas em treinos para braços em casa. Estes equipamentos fortalecem o core e também podem contribuir para o fortalecimento das pernas de um atleta.

Imagem de uma atleta treinando com barra

Exercício: faça sequências de levantamentos com as pernas usando a barra, como mostra a imagem acima. Vale lembrar a importância de um ótimo alongamento, antes da prática de qualquer exercício, bem como, a inclusão de dietas saudáveis na rotina. Desta forma, os resultados dos treinos são positivos, bem como, seguros para os atletas.

Elásticos

Os elásticos podem ser inclusos em sequências de leve a médio impacto, auxiliando pessoas que querem fugir do sedentarismo. Mas já saiba, com eles, o atleta deve suar a camisa, alternando movimentos que buscam o fortalecimento dos membros inferiores.

Imagem de uma dupla de atletas treinando com elástico

Exercício: em dupla, cada atleta deve segurar firmemente as extremidades do elástico, flexionando os joelhos e, com os braços posicionados, um por vez puxa o acessório até o cotovelo se aproximar do abdômen. Repetir o movimento até completar a série de 3 ou 4.

Box jump

O box jump é um clássico em academias especializadas em cross training. Responsáveis pelo fortalecimento das pernas de muitos crossfiteiros, as caixas incluem qualidade de vida também entre os iniciantes.

Imagem de uma atleta treinando com box jump

Exercício: salte em sequências de 5 na box jump, com pausas de até dois minutos. Intercale treinos para o fortalecimento também do tronco, desta forma, você garante um estilo de vida mais saudável. Realize e nos conte os resultados!

A correria da rotina reduz o tempo disponível para treinar ou realizar exercícios físicos, não é verdade? De toda forma, movimentar-se é uma escolha essencial para manter a saúde em dia. Logo, você precisa se atentar para não deixá-la de lado. Para facilitar a sua rotina, a Fokus Fit selecionou 8 tipos de exercícios para fortalecimento com mini band, sem que você precise sair de casa,

Dessa maneira, você não precisará deslocar-se da sua residência, e apenas com um equipamento – no caso, o mini band –, é possível realizar muitas sequências físicas poderosas dentro do seu próprio lar.

8 tipos exercícios com mini band para treinar em casa!

Imagem de um atleta treinando com mini band

E aí, gostou de aprender exercícios para fortalecer as pernas e os músculos inferiores? Então, siga de olho nos conteúdos que semanalmente a Fokus Fit prepara para você aqui no Blog. Além disso, disponibilizamos em nossa loja, equipamentos que auxiliam iniciantes e atletas em rotinas mais ativas. Veja agora mesmo estas verdadeiras oportunidades.

Até o próximo bate-papo!