Lista de aparelhos essenciais para academia profissional

A busca por uma vida saudável e um corpo bem cuidado é a realidade de muitas pessoas hoje em dia. Justamente por isso, os profissionais do ramo fitness consideram abrir uma academia profissional, oferecendo o espaço e os equipamentos mais adequados.

Se esse é seu caso e você está pensando em abrir um negócio nessa área, aqui nós trouxemos um conteúdo completo com dicas do que colocar no começo de sua academia.

Quantos aparelhos têm em uma academia?

Atualmente, existe uma estimativa de que para cada 100 alunos, o recomendado é ter 20 aparelhos de condicionamento disponíveis para uso. Então, se você pretende começar o seu negócio do zero, vale a pena ter isso em mente para que evitar imprevistos financeiros.

Imagem de pesos de academia da Fokus Fit

Além disso, sempre opte por aparelhos de qualidade, porque é justamente por causa dela que os seus alunos vão querer continuar treinando no seu espaço. Saiba mais a seguir:

Lista de aparelhos essenciais para academia profissional

Além da nossa lista completa de equipamentos indispensáveis, é sempre bom que você mesmo faça uma análise do que está faltando. Por exemplo, confira se consegue oferecer aparelhos para todos os treinamentos padrões de academia: braço, perna, abdômen, panturrilha e glúteos. De qualquer forma, confira a lista abaixo para nada passar batido.

1. Halteres

Como esse é um equipamento fácil de adaptar para diferentes treinos e exercícios, ter um kit desses aparelhos na sua academia é essencial, com variações de 1 à 10 quilos, é tranquilo montar treinos diferentes com esse mesmo item.

Imagem de halteres de academia da Fokus Fit

As opções de modelagem emborrachada são muito populares, já que montam uma estante muito mais apresentada e bonita para seus futuros alunos.

2. Banco supino

Esse equipamento é essencial para os alunos que estão buscando definição nos músculos do braço, nunca passando batido nos treinos de musculação. O seu uso é acompanhado de uma barra olímpica e algumas anilhas, outros dois itens indispensáveis.

É por meio deles que o educador ou instrutor vai poder criar e personalizar exercícios braçais para aumentar a resistência muscular e força dos seus alunos. Com isso, é possível optar pelos modelos de supino reto, inclinado ou declinado.

3. Caneleiras

Perfeita para aumentar a dificuldade e a carga de um exercício, as caneleiras marcam presença em qualquer academia e não podem faltar por nada. Por isso, é importante fazer a compra de kits de 1 a 5kg, com vários pares disponíveis.

4. Colchonetes

Esse item já é muito mais focado no conforto e ergonomia dos exercícios, ter os colchonetes em sua academia é muito útil para quando os equipamentos estão ocupados ou para passar exercícios mais voltados ao abdômen, permitindo que os alunos possam praticar sem machucar suas costas.

5. Step profissional

Essenciais para os treinos funcionais, o step é um item de uso individual para exercícios focados no condicionamento físico, coordenação motora, resistência muscular e capacidade cardiorrespiratória. Sem contar que pode ser aproveitado também para complementar os treinamentos de musculação e crossfit.

6. Bolas, medballs e slamballs

As bolas eram mais usadas nos treinamentos fisioterapêuticos para atletas com lesões, mas com o tempo ela começou a ser implementada nas academias, focando o treino e aperfeiçoamento do equilíbrio, concentração, resistência e força. Além disso, existem vários modelos e usos diferentes para aproveitar.

Imagem de equipamentos de academia

7. Prancha e paralelas abdominal

Além de ser muito esperado pelos alunos quando começam a praticar, o uso das pranchas pode tanto ajudar a evitar lesões, como também são muito bons para ajustar o treino e deixar o exercício bem mais ou bem menos intenso, de acordo com a disponibilidade do aluno. Por isso, quando for fazer a compra de equipamentos, ter uma prancha abdominal é essencial e indispensável.

Ainda evitando lesões possíveis, as paralelas abdominais são ótimas para usar o peso do próprio aluno para intensificar os exercícios. É um aparelho muito bom de se ter em sua academia porque também pode ser usado para diversos tipos de exercícios e treino.

8. Bicicleta ergométrica

As bicicletas ergométricas são uma ótima opção para os que não gostam de fazer esteira e também por ser muito mais prazerosos para os alunos que tinham o habito do ciclismo quando crianças e, agora mais velhos, tem dificuldade de voltar a pedalar. Também são ótimos par aos alunos que estão em recuperação de lesões, assim como também ajuda muito no treinamento cardiorrespiratório.

9. Esteira ergométrica

Além de serem super famosas nas academias do Brasil e dos Estados Unidos, esse aparelho é essencial para o aquecimento do treino, assim como também ajuda na melhoria do humor, qualidade de vida, controle da pressão arterial, diminuir o mau colesterol, treinamento cardiovascular, auxilia na flexibilidade das articulações e o controle do peso.

10. Mini jump ou trampolim

São muito usados para diversos tipos de treinos e intensidades, fazendo a mistura de sequencias diversas, como caminhadas, saltos, trotes e muitos outros, além de serem muito mais gostosas de praticar, especialmente com musica, costuma ser o que os alunos mais gostam. Com esses equipamentos em sua academia, seus clientes vão poder treinar e praticar bem e sem sentir falta de outros aparelhos, mesmo assim, conforme seu estabelecimento for crescendo, seria bom que alguns outros sejam adicionados, confira abaixo.

Lista de aparelhos complementares para academia profissional

Como explicado acima, quando for ampliar os equipamentos de sua academia, confira o que mais os seus alunos procuram ou sente falta, para adaptar conforme o seu público. Mesmo assim, caso ainda tenha dúvidas, confira abaixo a nossa lista de aparelhos complementares de academia:

O que achou de nossas dicas e lista de aparelhos de academia? A gente espera que com isso você possa iniciar e crescer muito em seu negócio. Aproveite também para conferir nosso texto sobre o que é cross training? Tudo que você precisa saber! Até a próxima.