Exercícios com elástico: 10 opções para fazer em casa

Você sabia que ir para academia não é o único jeito de começar a ter uma vida ativa e saudável? Isso porque, hoje em dia, existem inúmeros treinos que utilizam equipamentos para treinar em casa, que são super acessíveis e fáceis de manipular.

Essa facilidade existe porque a procura por equipamentos de treino vem crescendo cada vez mais após a pandemia. Dessa forma, quem já adquiriu hábitos mais caseiros poderá aproveitar as atividades que mais curtem fazer. Os elásticos de resistência, por exemplo, é uma ótima alternativa para esses treinos, saiba um pouco mais sobre as suas vantagens:

1. Os elásticos são versáteis e podem ser utilizadas para executar diferentes tipos de exercícios e são capazes de trabalhar grande parte dos grupos musculares.

2. Contribuem para o fortalecimento e tonificação muscular.

3. Ajuda para o ganho de força

4. Revigora as articulações

5. Auxilia na flexibilidade

Após conhecer algumas das vantagens dessas faixas elásticas, selecionamos 10 exercícios para deixar a monotonia de lado e criar um treino completo que trabalhe o corpo todo. Vamos lá?

Trabalhe todas as partes do seu corpo utilizando somente um elástico

Os exercícios realizados com o auxílio dos elásticos são estimulantes e conseguem transformar totalmente a rotina de treinos, além de serem excelentes complementos para alcançar um treinamento potente de força e resistência.

Imagem de atleta fazendo exercício com elástico ao ar livre

A quantidade de repetições e séries são individuas e depende do condicionamento físico de cada pessoa, no entanto, é indicado fazer de 8 á 30 repetições entre 2 e 4 séries por exercício. É muito importante respeitar seu limite e o seu tempo!

Para as pessoas que desejam conhecer alguns tipos de exercícios que auxiliem no emagrecimento, preparamos um post completinho sobre isso que você pode conferir aqui! Agora, saiba como usar o elástico para:

  • Fortalecimento dos glúteos;
  • Fortificação do abdômen e cintura;
  • Tonificação dos membros superiores.

Exercícios com elástico para o fortalecimento dos glúteos

Muito se engana as pessoas que pensam que o treino e fortalecimento dos glúteos são apenas para alcançar conquistas estéticas. Essa musculatura auxilia para muitas funções do corpo, nossa sustentação e condução de funções básicas do nosso cotidiano, como andar e correr, dependem de glúteos fortes e musculosos.

Imagem de atleta fortalecendo os glúteos com treino com elástico ao ar livre

Vamos conferir 4 exercícios com elástico para de ajudar no fortalecimento desse músculo tão importante:

1. Remada curvada

A remada curvada trabalha toda a parte dorsal e bíceps, para começar o exercício mantenha o tronco com uma inclinação com as costas linear e contraindo o abdômen.

Para a execução, você deverá manter um pé na frente do outro, com o elástico fixo no pé que está na frente. Após isso, é hora de flexionar o cotovelo, realizando o movimento de trás para cima e assim continuamente.

2.Prancha alta em três apoios

A prancha alta em três apoios trabalha a região do core e o quadril. Para começar, permaneça em postura de flexão de braços, com os pés separados e os cotovelos esticados. Posicione a faixa elástica envolvendo a parte das duas canelas na mesma altura.

Para executar o exercício, o movimento é de elevação de uma dar pernas até esticar o elástico no máximo e regresse sem fazer o apoiamento do pé no chão.

3. Abdução + agachamento

Esse exercício trabalha toda a parte dos glúteos médios, máximo quadríceps e a parte de trás da coxa. Você pode começar juntando as duas pernas com o elástico envolvido na parte dos calcanhares, para executar o movimento de abdução é preciso que você afaste uma das pernas mantendo o outro pé onde está.

Logo em seguida, faça o movimento de agachamento, contraindo a parte dos glúteos com as pernas afastadas. Depois faça na outra perna.

4. Passada lateral explosiva

A passada lateral explosiva trabalha toda a parte posterior da coxa, quadríceps e a panturrilha. Para esse movimento os braços devem se manter juntos e unidos ao peito, as pernas devem estar levemente flexionadas em posição de um agachamento reduzido.

Imagem de atleta treinando com elástico ao ar livre

Já com o corpo ajustado, dê um breve passo para o lado e volte com controle para o primeiro posicionamento.

Exercícios para a fortificação do abdômen e cintura

Assim como os glúteos, a fortificação não deve ser apenas para uma questão estética. Esses músculos abdominais dispõem da função de proteção dos órgãos e mantêm a estabilidade da coluna.

Conheceremos agora 3 exercícios para fazer o fortalecimento desse músculo:

1. Abdominal transverso

O abdominal transverso trabalha toda a região do abdômen. Para executar esse movimento, coloque o elástico em uma superfície inflexível e se posicione lateralmente com as duas mãos o segurando.

Em seguida, efetue a mobilidade de rotação do tronco, contraindo o abdômen. Repita o mesmo movimento do outro lado.

2. Mobilidade articular

A mobilidade articular trabalha a região da cintura escapular e coluna. O movimento desse exercício é feito com as mãos segurando a faixa elástica na parte frontal do corpo, após isso as afaste levando os braços para trás. Faça a finalização levando o tronco para frente.

3. Abdominal

O abdominal trabalha os músculos da parede do abdômen. Para começar, prenda o elástico em uma superfície na parte de trás na altura dos ombros, o exercício é feito com os braços distendidos presos à faixa. Após reproduzir essa posição, deite seu corpo contraindo a região abdominal e depois retorne à posição inicial.

Exercícios para a tonificação dos membros superiores

Exercícios para os membros superiores são excelentes para garantir o fortalecimento e a tonificação desses músculos, prevenindo problemas posturais. Então, para deixarmos o corpo inteiro proporcional e alinhado, vamos conhecer 3 exercícios para os membros superiores.

1. Remada

A remada trabalha a região das costas. Comece colocando os pés nas faixas e os mantendo colaterais aos ombros. Após isso, com os joelhos flexionados mantenha a parte do quadril inclinada para trás, depois puxe a faixa com as mãos viradas para dentro em direção ao quadril.

2. Desenvolvimento

Esse exercício trabalha a região dos ombros. A princípio, posicione seus pés no interior do elástico, depois puxe as pontas dos dois lados e eleve na altura dos ombros e paralelos às costas. Após isso, estique os braços para cima e retorne para o ângulo de 90 graus.

3. Rosca bíceps

A rosca bíceps trabalha a parte dos braços e antebraços. Para efetuar esse exercício você deverá se sentar sobre a faixa em uma cadeira ou banco, em seguida pegue as pontas de cada lado e faça a contração dos braços para a região do peito. Repita o movimento controladamente.

Agora que você sabe mais sobre os exercícios com elásticos, crie sua rotina de treinos no ambiente que você deseja. E para te ajudar a efetuar todas essas atividades, te convidamos a acessar nossa categoria de faixas elásticas e garantir treinos potentes e resistentes.