Academia em casa: como montar uma? Tutorial da Fokus!

A busca por atividades físicas que possam ser feitas em casa vem gerando cada vez mais interesse nas pessoas, especialmente depois da mais recente pandemia mundial. Por causa disso, é muito comum que algumas dúvidas, incertezas e problemas surjam logo no começo da prática, tanto antes de montar um espaço de exercícios em casa, quanto depois.

Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo completo para que você possa aprender como montar uma academia em casa da melhor forma, pensando em todos os mínimos cuidados e detalhes, confira abaixo:

7 passos de como montar uma academia em casa

É importante lembrar, antes de qualquer coisa, que montar uma academia em casa não necessita de grandes investimentos, mesmo que você precise comprar alguns equipamentos. Acontece que tudo vai depender do tipo do seu treinamento, ou seja, o orçamento é bem menor para quem ainda está começando e quer apenas adquirir o habito de exercícios, e veio aprender como montar uma academia em casa para atividades físicas mais simples.

Agora, se você procura uma academia completa dentro de casa, é preciso estar disposto a gastar um pouco a mais. De qualquer forma, o tutorial abaixo ainda vai ser útil para ambos os casos, então siga a leitura e saiba tudo o que precisa:

Passo 1. Escolha um canto ou cômodo com espaço

O primeiro passo e um dos mais importantes é encontrar um espaço adequado para fazer as suas atividades, seja um canto da sala, um quarto desocupado ou uma área externa da sua casa.

É essencial que você consiga ter um espaço bom e adequado para fazer seus exercícios sem empecilhos, ou seja, sem paredes ou móveis te atrapalhando. Além disso, é bacana tentar encontrar um espaço que, no mínimo, caiba dois de você, com os braços abertos à 90º.

Confira também: guia definitivo de como definir o corpo de forma natural!

Passo 2. Busque espaços com boa iluminação natural

Outro aspecto essencial para o espaço escolhido é a presença de iluminação natural. É claro que ter uma boa iluminação artificial pode ajudar em determinados horários ou climas diferentes, mesmo assim, a luz natural ajuda muito a manter a disposição e animação durante o treino, sem contar que economiza bastante energia.

E para quem ficou um pouco em dúvida sobre os benefícios de dar preferencia para uma iluminação natural, lembre-se que além de ajudar na produção de vitamina D, também ajuda a deixar nosso corpo regulado, nossa saúde mental muito mais preservada e oferece um conforto muito maior aos nossos olhos também.

Passo 3. Ter uma boa ventilação no cômodo é essencial

O terceiro passo é muito importante também para que seu corpo aguente fazer as atividades físicas sem ser atrapalhado pelo calor ou a sensação de abafamento. Isso pode ser feito pela janela junto com um ventilador, ou até mesmo com um ar condicionado, fazendo a manutenção de um ambiente muito mais fresco e ventilado para se exercitar.

Isso porque o calor faz com que o nosso corpo perca energia e se desidrate muito mais rápido do que em ambientes mais frescos, além disso, tente investir em um umidificador, porque a baixa umidade pode ressecar a sua garganta e impedir as vias respiratórias de trabalhar propriamente.

Confira também: como ler e escolher alimentos por meio do rótulo.

Passo 4. Evite ter vários móveis no espaço

O quarto passo é mais um cuidado e um alerta do que qualquer outra coisa, acontece que enquanto praticamos atividades físicas, costumamos colocar nosso corpo no limite e fazer diversos exercícios diferentes, com vários movimentos e locomoções, por isso, evite deixar móveis próximo de você, evitando a possibilidade de cair e bater a cabeça, um acidente muito fatal.

Lembre-se que apenas em 2020, ocorreram em média 39 mil acidentes domésticos como esse!

Passo 5. Compre equipamentos adequados

Depois que o local estiver definido, com as características necessárias, é hora de encontrar os melhores aparelhos e equipamentos para seu treino.

É claro que tem a possibilidade de você fazer exercícios com aquilo que tem em casa, do seu próprio jeito, mas se você procura praticidade e facilidade, a melhor opção é comprar os equipamentos prontos e específicos para o tipo de treino que procura. Além disso, é uma ótima forma de ter tudo organizado na sua casa, para apenas chegar e treinar sem pensar muito sobre o como.

Confira também: melhores equipamentos para treinar perna.

Passo 6. Pense e organize onde os equipamentos serão guardados

O sexto passo é muito focado no seu estilo de organização. Se prefere guardar e tirar os aparelhos toda vez que for se exercitar, se existem alguns itens possíveis de já deixar no local o tempo todo ou até mesmo se vai tornar o cantinho fixo, sem precisar mexer nele antes de usar.

Ter isso definido vai ajudar muito na hora de escolher os equipamentos, onde colocá-los e todos os outros possíveis passos importantes para você.

Passo 7. O local precisa ser agradável para o treino

Para finalizar, vem o passo mais opcional, mas que pode oferecer um treino completamente diferente do que o comum para você. Simplesmente pelo fato de que cores, estampas e estímulos visuais são fatores que influenciam completamente na forma como nos sentimos e em como vai andar a nossa disposição e sono, por isso, tente priorizar cores claras, quentes e animadas para o local, te estimulando as atividades.

Sem contar também que o local ser seu faz uma grande diferença, com fotos, vídeos, músicas e qualquer outro estimulo que te ajude a ter um treino muito mais agradável.

O que achou das dicas de como montar uma academia em casa com segurança, conforto e sem precisar gastar muito? Esperamos ter ajudado! Aproveite para conferir também nosso conteúdo com 8 exercícios com mini band. Até a próxima!