O mercado fitness cresceu e ganhou muito espaço em diversas regiões do Brasil e do mundo. Este setor, que lutou durante a pandemia de 2020, está se recuperando gradualmente.
As pessoas tornaram-se mais focadas em buscar uma saúde melhor após observar a importância de cuidar da vida, e até mesmo as autoridades também viram a importância do funcionamento desses espaços dedicados à saúde e condicionamento físico, tanto que diversos decretos governamentais liberaram o uso de academias durante a pandemia para melhorar a saúde e aumentar a imunidade da população.
Este segmento de mercado, considerado tão importante para a saúde das pessoas, continuará a crescer nos próximos anos.
O bem-estar é um mercado global com um lucro estimado de US $1,5 trilhão por ano com uma expectativa de crescimento anual de 5 a 10. Percebe-se, portanto, como o mercado está aquecido, estes números devem melhorar ainda mais.
Se você está pensando em abrir um box ou já possui um, fique atento ao que há de novo no mercado e procure utilizar ferramentas que estejam ao seu alcance para alavancar este negócio e fazê-lo decolar.
Neste artigo, queremos ajudar você e seu box de cross training a conseguir mais alunos, então preste muita atenção a essas dicas para impulsionar seu espaço.
Aposte no marketing para alavancar academia
Prestar um ótimo serviço ou ser um grande treinador não é suficiente. Gerir um negócio envolve geração de receita. Por isso, esse tópico é fundamental para você que já possui um box ou pretende investir em um.
O marketing é fundamental para qualquer negócio, não seria diferente no mundo dos boxes, ou seja, você deve ter um plano de marketing eficiente para trazer as pessoas para sua porta.
Alavancar um box não se resume apenas a uma estratégia ou outra, mas a um conjunto de fatores que você pode aplicar. Um plano de marketing é algo realmente completo, mas neste artigo vamos dar algumas dicas práticas que podem servir como um ponto de partida!
1.Marketing de relacionamento
Certifique-se de que seus alunos se sintam bem-vindos quando entrarem em seu box, e quando saírem, que levem o sentimento de que são parte da comunidade. Aprenda seus nomes e converse com eles, garanta que seus treinadores estão prestando atenção naqueles alunos que estão com dificuldades. A construção do senso de comunidade é algo fácil de ignorar se você se concentra muito no lado técnico. Em resumo, mantenha seus alunos felizes.
2.Marketing de referência
As pessoas tendem a confiar mais nos serviços de uma determinada empresa quando ouvem uma recomendação de alguém próximo a elas. Incentive seus alunos a divulgarem seus serviços oferecendo alguns bônus ao aluno que indicar a academia a um amigo.
Esse bônus pode ser um desconto na próxima mensalidade, por exemplo.
3.Redes sociais
Tente usar as mídias sociais para ser um canal com seus clientes. Lá você pode colocar ações que são realizadas na academia para mostrar os benefícios da prática de atividades físicas e quebrar objeções de quem ainda não pratica.
Fazer vídeos é uma boa sacada para atrair membros para seu box de Cross Training.CrossTraining. Afinal, sabemos que essa modalidade pode ser um pouco intimidante para alguns, que quando pensam em “CrossFit”, automaticamente os relacionam com super-humanos virando pneus em um estacionamento.
Você pode usar o vídeo para demonstrar que o Cross Training é para todos e que não há o que temer. Vídeos pós-treino, passeios pelo box, explicação de como funciona a adaptação de um novo aluno, dicas técnicas para a escolha de um tênis para Crossfit ou mesmo fazer a apresentação de seus treinadores, criando essa primeira conexão.
4.Melhore o SEO Local
Antes de mais nada, vamos contextualizar o que é SEO (Search Engine Optimization).
O SEO é um conjunto de técnicas realizadas com objetivo de melhorar o posicionamento de um site em um buscador, como o Google, por exemplo.
Se seu box tem um site, você não precisa otimizá-lo para pessoas em outros estados ou países (o que é relativamente mais desafiador). Pelo menos, certifique-se de melhorar seu SEO local otimizando o nome da sua cidade, endereço, etc. Algumas pequenas e simples mudanças podem fazer uma grande diferença. Certifique-se de reivindicar e atualizar sua listagem gratuitamente no Google Meu Negócio, que também está vinculada aos resultados da pesquisa local.
5.Faça parcerias
Firmar parcerias com pessoas e marcas conhecidas no universo de identificação do seu público-alvo também ajuda você a alcançar um público mais amplo, e pode estender a confiança que o público delas possuem nelas, também para o seu box.
Busque uma parceria com pessoas que se envolvam bem nas redes sociais e que sejam referência para quem consome conteúdo fitness. Com um investimento relativamente baixo, sua academia será divulgada em diversos canais utilizados pelos influenciadores.
6.Promova seus próprios eventos
Os eventos temáticos são oportunidades únicas para atrair um público externo.
Happy hour, treinamento comunitário, competições. A realização de eventos une a comunidade e traz novos membros em potencial ao seu box.
Uma ideia extra é fazer parceria com outra empresa local para alcançar um público mais amplo. Talvez um negócio de sucos da sua região possa fornecer as bebidas para refrescar e reabastecer os alunos depois de um treino.
Conclusão
Agora você tem 6 ideias de marketing para adaptar ao seu box, e você pode tranquilamente começar a fazer todas essas coisas sozinho. Mas tenha cuidado, você precisa entender o momento de parar quando sentir que está gastando mais tempo trabalhando em seu negócio do que está investindo nele, ou que está deixando outras coisas extremamente importantes de lado, para cuidar destas que também são importantes, mas que podem ser feitas por outros especialistas.