15 materiais para exercícios funcionais: treine em casa!

Se você quer uma maratona de exercícios que vão te ajudar a ter mais agilidade, condicionamento físico, emagrecer e fortalecer os músculos o treinamento funcional é o que você precisa. É um tipo de treino bem completo que dá força para todo o corpo.

Mas quais são os materiais para treino funcional que você precisa ter se quiser fazer os seus treinos em casa? Fique com a gente neste post porque nós preparamos uma lista de equipamentos para treino funcional para montar seu espaço de treino onde estiver.

Imagem de equipamentos funcionais

Nós sabemos que pela rotina do dia a dia muitas vezes não temos o tempo que gostaríamos para ir até a academia ou a um estúdio funcional, então montar o nosso espaço de treino em casa acaba ficando bem mais prático e econômico também, não é? Essa opção vem ganhando cada vez mais adeptos. Então confira nossa lista!

Quais os materiais necessários para treinamento funcional?

O treino funcional é muito versátil e trabalha vários tipos de exercícios para conquistar resultados diferentes, como exercícios de força com halteres, abdominais e atividades aeróbicas para melhorar o condicionamento físico e dar mais agilidade e flexibilidade ao corpo.

Imagem de uma atleta treinando funcional ao ar livre

Então o que comprar para treino funcional? Você pode montar um kit de funcional barato com as opções que trazemos a seguir. Anote aí!

Escada de agilidade

A escada de agilidade é um equipamento perfeito para treinos funcionais em casa porque ao usá-la você consegue melhorar sua velocidade, coordenação motora e equilíbrio através de diversas propostas diferentes de como usá-la.

Imagem de atletas fazendo treino escada de agilidade ao ar livre

É muito boa também para melhorar a noção de espaço, melhora no tempo de reação e mais eficiência ao treinar os membros inferiores.

Mini e Super band

Os elásticos de ginástica, conhecidos como mini band e super band, são faixas de resistência que ajudam a trabalhar o fortalecimento de todos os grupos de músculos, além de serem ótimos para alongamento e recuperação muscular.

Imagem em destaque de mini bands

Esse material é bastante usado para treinamento funcional, são leves, práticas e muito fáceis de guardar – não ocupam muito espaço também! Você pode levar para qualquer lugar, caso queira fazer um treino ao ar livre.

Imagem em destaque de super bands

Existem intensidades diferentes (leve, média e forte) e cada um deles exige um nível de esforço diferente. Você pode comprar as faixas individualmente ou em kits com 3 ou mais. São inúmeros os exercícios com mini band para treinar em casa, então é um item que não pode faltar na lista.

Corda naval

Esse item é perfeito para quebrar a monotonia dos exercícios convencionais. Com a corda naval você consegue trabalhar os músculos do core (tronco, costas, abdômen e costas), que ajudam a estabilizar o nosso corpo, além de fortalecer os músculos do braço e também membros inferiores.

Os exercícios com corda naval oferecem grande gasto calórico através dos seus movimentos de alta intensidade e força, acelera o metabolismo, desenvolve a força e firmeza das mãos e do antebraço por usar diferentes “pegadas” durante a prática.

Imagem de atleta treinando com corda naval

Se você tem espaço na sua casa é uma boa opção de equipamento para funcional.

Corda de pular

Pular corda é um dos exercícios mais populares e que é bastante utilizado nos circuitos de funcional, então você vai precisar de uma corda de pular também. Tem um ótimo custo-benefício, já que seu preço é baixo e você ainda terá uma variedade de benefícios com um único equipamento.

Imagem em destaque de corda de pular

Ao treinar corda você também trabalha a musculatura do corpo inteiro, melhora a saúde cardiovascular e consegue atingir alta queima calórica.

Kettlebell

O kettlebell é um equipamento de funcional bastante popular para fazer exercícios de força, desenvolvendo os músculos das pernas, braços e costas, melhorando a postura, flexibilidade e equilíbrio, além de oferecer baixo impacto às articulações.

Imagem em destaque de um kettlebel

Alguns exercícios para fazer com kettlebell: agachamento, stiff, afundo alternado, remada curvada fechada, swing com kettlebell, abdominal twist e muitos outros. Por ser compacto, você pode fazer vários exercícios dentro de casa, não precisando de um grande espaço.

Halteres e dumbells

Se você precisa ganhar força muscular, os halteres e dumbells serão seus companheiros de treino. Além de trabalhar o ganho de força, com eles você será capaz de melhorar seu equilíbrio e coordenação motora.

Imagem em destaque de um halter

Alguns exercícios para fazer com halteres e dumbells:

  • Fly reto (para os músculos do peito)
  • Remada curvada (bom para os músculos das costas)
  • Step com carga e elevação de joelho (equilíbrio e força)
  • Desenvolvimento com halteres (ombros e braços)
  • Ponte com peso (lombar, posteriores, glúteo e quadril)

Leia também: aprenda a fortalecer as pernas usando equipamentos

Medball e Slam ball

Esses são materiais para fazer exercícios funcionais diversos, então se você escolher um desses vai ter um equipamento bastante versátil. Com elas é possível fazer exercícios que privilegiam o fortalecimento e a recuperação muscular.

Imagem em destaque de um medball

São perfeitas para ganhar resistência física, trabalham equilíbrio e coordenação motora, explosão muscular, além de auxiliar na perda de calorias no processo. Alguns exercícios bastante comuns com a medball e slam ball: arremesso com agachamento, flexão com bola e movimentos de giro.

Cone e chapéu chinês para treinamentos

Os famosos cones de funcional e o chapéu chinês (aqueles que parecem um disco redondo) ocupam pouco espaço, são baratos e entregam uma variedade de exercícios de agilidade para treinar e melhorar o condicionamento físico.

Imagem de atletas treinando cone e chapéu chinês para treinamentos

São ideais para treinos com foco em agilidade, explosão muscular e velocidade. Você com certeza já deve ter visto em circuitos funcionais. Vale a pena apostar neles.

Bola de pilates

A bola de pilates, ou bola de ginástica como também é conhecida, é outro produto para incluir na sua lista. Com ela você consegue fazer exercícios que melhoram o equilíbrio, flexibilidade, força e regeneração muscular.

Imagem de uma bola de pilates

Quais exercícios fazer com bola de pilates? Abdominal, elevação de pernas com bola, flexão, prancha lateral com o cotovelo apoiado na bola, prancha e muitos outros.

Rolinho abdominal

A roda abdominal trabalha vários músculos ao mesmo tempo, com destaque para a melhoria do core, como abdômen, costas e pelve, até o tríceps. Entre as vantagens de fazer exercícios com o rolo de abdominal estão a correção no alinhamento da coluna e da postura, melhorando nossos movimentos no dia a dia como levantar e sentar.

Imagem de uma mulher treinando com rolinho abdominal

Além disso ajuda a melhorar a segurança nos demais exercícios porque, com a região do core fortalecida, o corpo tem mais estabilidade para realizar outras atividades.

Tapete ou colchonete

Muitos exercícios são feitos no solo e o corpo precisa de conforto e estabilidade, então é sempre bom ter um tapete de pilates ou um colchonete em casa, assim você não precisa se preocupar em estar no chão direto ao praticar qualquer exercício.

Imagem em destaque de um tapete de academia

Elástico de extensão

O elástico extensor é uma forma bem prática de fazer exercícios para tonificar os músculos e aumentar a flexibilidade e mobilidade. Além de ser bastante usado nos treinos funcionais são ótimos para tratamentos fisioterápicos e de recuperação pós-cirúrgico.

Imagem de uma atleta treinando com elástico de extensão

Ele também tem um ótimo custo-benefício, porque oferece a oportunidade de fazer várias atividades diferentes. Alguns exercícios para fazer com elástico de extensão: elevação lateral e frontal, remada, extensão vertical de triceps e muitos outros.

Caneleira

A caneleira ou tornozeleira também é uma opção de equipamento para treino funcional. São práticas e fáceis de ser levadas para qualquer lugar, então se você for treinar ao ar livre também pode aproveitar.

Imagem de uma atleta colocando caneleira

Esse item facilita a definição dos músculos inferiores com a prática de diversos exercícios diferentes, como: adução e abdução, glúteo com quatro apoios, agachamento, elevação frontal, lateral e traseira.

Power Bag

A power bag é como se fosse uma “mala de mão” de peso e tem se popularizado bastante com o passar dos anos nos estúdios de funcional e cross training também. É um equipamento ideal para trabalhar o fortalecimento lombar, abdominal e estabilidade muscular, exigindo esforço de diferentes partes do corpo ao fazer o exercício.

Quais exercícios fazer com a power bag? Agachamento, levantamento frontal, passaga lunge e swing são alguns exemplos.

Imagem em destaque de uma Power Bag

Com essa lista completa de equipamentos para treino funcional você consegue criar o seu home box e explorar uma infinidade de exercícios treinando em casa. Aqui na Fokus Fit nós levamos a atividade física a sério e oferecemos esses e outros equipamentos para levar mais saúde e bem-estar para seu dia a dia.

Conte com a nossa loja virtual para escolher os melhores equipamentos, beleza? Ficaremos felizes em te ajudar a alcançar seus objetivos. Continue acompanhando nosso blog e compartilhe com outras pessoas que querem começar a praticar o funcional e não sabe quais equipamentos comprar.