Reeducação alimentar: o que é, os benefícios e como iniciar!

Reeducação alimentar: o que é, os benefícios e como iniciar!

Procurando renovar os seus hábitos alimentares com a inclusão de um estilo de vida mais saudável, mas não sabe por onde começar? Pois hoje a Fokus Fit preparou um blog post repleto de indicações para auxiliar na sua reeducação alimentar.

De toda forma, é fundamental o acompanhamento cuidadoso de um profissional nutricionista, que irá analisar as suas necessidades particulares, bem como as melhores práticas esportivas indicadas para cada caso.

Confira agora 10 dicas essenciais relacionadas ao assunto!

Dicas essenciais de como fazer reeducação alimentar

Deseja tirar do papel os objetivos de uma reeducação alimentar saudável? Pois a Fokus Fit elaborou 10 dicas acessíveis para quem busca reeducar os hábitos, conquistando assim, um estilo de vida campeão em saúde. Confira:

  1. Evite pular refeições;
  2. Opte por carboidratos integrais;
  3. Priorize alimentos coloridos;
  4. Aposte em refeições fracionadas;
  5. Foco no café da manhã;
  6. Adicione de 3 a 5 porções de frutas ao dia;
  7. Menos frituras, açúcar e embutidos é mais;
  8. Alimentação com tempo de qualidade;
  9. Escolha os seus alimentos antes de servir-se.
  10. Reeducação alimentar NÃO é dieta.

1. Evite pular refeições

Imagem em destaque de relógio com ponteiros com formato de talheres

Nos últimos anos, estudos em nutrição voltados à performance esportiva apontam, pular refeições contribui com a falta de nutrientes essenciais nas rotinas esportivas. Deseja uma vida ativa com a presença de treinos? A reeducação alimentar contribui!

Aproveite para conhecer 5 opções de alimentos simples para comer antes do treino!

2. Foco no café da manhã

Imagem de uma mesa de café da manhã com ovos, suco, queijos e frutas

Não é lenda, o café da manhã é uma refeição essencial para a reposição de nutrientes utilizados ao longo do dia. Caso você mire uma reeducação alimentar equilibrada, fale com o nutricionista sobre a importância do desjejum: você irá se surpreender.

3. Opte por carboidratos integrais

Imagem de uma mesa com pão e sementes

O Ministério da Saúde em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerias, lançou um material desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição, e entre os tópicos, defende a importância dos carboidratos integrais na reeducação alimentar.

Também conhecidos como carboidratos complexos, os carboidratos integrais causam a sensação de saciedade mais efetiva, levando um tempo maior na absorção total pelo organismo. Sensacional, não é mesmo?

4. Adicione de 3 a 5 porções de frutas ao dia

Imagem de uma mesa azul com frutas como mamão, laranja, limão e manga

Deseja aprender a como fazer reeducação alimentar com a inclusão de vitaminas no seu dia? Inclua porções de frutas na sua rotina. Além de contribuir com ingestões mais saudáveis, as frutas também contribuem com uma maior sensação de saciedade.

5. Priorize alimentos coloridos

Imagem de alimentos coloridos

Eis uma das dicas de ouro para os campeões que acompanham a Fokus Fit. É imprescindível optar por alimentos naturalmente coloridos na composição das refeições. Carboidratos integrais e proteínas são bem-vindos, mas vegetais e frutas ainda mais.

E por falar nelas, conheça alimentos ricos em proteínas que contribuem com ganho de massa saudável!

6. Aposte em refeições fracionadas

Imagem de refeições porcionadas

A quarta dica que a Fokus Fit destaca, foca no preparo de cardápios fracionados como opção para a reeducação alimentar.

Estudos apontam para os benefícios presentes também em jejuns com acompanhamento profissional, de todo caso, as refeições fracionadas contribuem com a reposição de nutrientes necessários às rotinas saudáveis. Aposte nesta ideia no seu dia a dia!

7. Menos frituras, açúcar e embutidos é mais

Imagem de uma mulher rejeitando frituras e doces e comendo salada

Diminuir o consumo de frituras, açúcar e embutidos é uma das melhores apostas em qualidade de vida. Saiba a procedência dos alimentos que consome, estando por dentro não apenas das calorias ingeridas, mas também dos grupos alimentares escolhidos.

8. Alimentação com tempo de qualidade

Imagem de uma mesa contendo cadernos e refeições porcionadas

Pode até parecer clichê, mas a Fokus Fit reforça a ideia de que, você precisa destinar um tempo de qualidade para as suas refeições. Ainda que o estilo de vida moderno peça rotinas dinâmicas, adapte a sua alimentação a um ritmo saudável.

E por falar em tempo, aproveite os benefícios e descubra o melhor horário para malhar!

9. Escolha os seus alimentos antes de servir-se

Imagem de uma mulher na cozinha fatiando um legume

Você foi a um restaurante, mas após servir-se, reparou que havia mais comida que o necessário no prato. Essa é uma cena comum, entretanto, deve ser evitada por quem busca cardápios com reeducação alimentar inclusa: escolha alimentos com antecipação!

10. Entenda a diferença entre reeducação alimentar e dieta

Imagem de alimentos separados por categoria

Fazer dieta e reeducação alimentar são ações bem diferentes. Enquanto as dietas focam em ganhos ou perdas de peso oportunas, bem como a composição de pratos específicos, a reeducação alimentar é um processo que visa qualidade de vida global.

A nutricionista Laís Bolela disponibilizou um vídeo com 7 dicas eficazes para a reeducação alimentar. Você já iniciou uma reeducação antes, mas desistiu por falta de ânimo ou informações? Pois agora você pode dizer adeus para o sedentarismo e dar um gás nos planos de um estilo de vida saudável!

E aí, gostou de ficar por dentro do assunto? Essa é a hora de iniciar um consumo alimentar mais consciente, bem como escolher a prática esportiva que irá auxiliar na conquista de saúde. A Fokus Fit semanalmente prepara conteúdos que caminham lado a lado com os seus objetivos: compartilhe o blog post com seus amigos e nos acompanhe nas redes sociais.

Até a próxima, campeão!