O que é calistenia: benefícios e rotina com Mauro Yoshida

O que é calistenia: benefícios e rotina com Mauro Yoshida

A calistenia, também conhecida como a prática de um conjunto de exercícios físicos, nos quais é utilizado somente o peso corporal do atleta, é difundida a cada ano entre os atletas amadores e, também, profissionais que buscam desenvolver ainda mais o corpo e a mente.

Para auxiliar você, que tem interesse em descobrir o que é essa modalidade, nós da Fokus Fit entrevistamos o atleta profissional Mauro Yoshida, especialista em exercícios calistênicos, e que a partir dos próximos tópicos, responde tudo o que é mais comentado atualmente sobre o assunto.

Confira o bate papo completo na sequência, mas antes, veja o conceito dessa terminologia!

O que é calistenia?

Imagem de um rapaz praticando calisetenia

Calistenia é uma palavra de origem grega, em que kallos, simboliza beleza, e sthenos, força. No livro Strength Training for Young Athletes, o PH. D fisiologista William J Kraemer define os exercícios calistênicos como o movimento de grupos musculares utilizando o peso do próprio corpo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades motoras, maior equilíbrio físico e força.

Mas, além de contribuir com o ganho muscular, a calistenia para iniciantes ou atletas profissionais também influencia positivamente outras conquistas. Para falar sobre este investimento em qualidade de vida, convidamos o atleta especialista no assunto, Mauro Yoshida, para uma conversa essencial relacionada ao que é esse tipo de exercício. Veja na sequência as perguntas e, posteriormente, as respostas de cada uma delas!

  1. Onde praticar calistenia?
  2. Como iniciar a prática de calistenia?
  3. É possível treinar calistenia todos os dias?
  4. Quantos minutos de calistenia devo praticar diariamente?
  5. Qual a frequência mínima de treinos semanais?
  6. Quais são os exercícios básicos da calistenia?
  7. Quem pode praticar calistenia?
  8. Existe calistenia feminina?
  9. Quais os principais objetivos da calistenia?
  10. Quais cuidados tomar na prática dos exercícios físicos?

Confira o que comer antes do treino: 5 dicas fáceis e saborosas.

1. Onde praticar calistenia?

Imagem de um rapaz praticando calistenia ao ar livre

Segundo Mauro Yoshida, atleta profissional e personal trainer especializado em treinamento funcional, calistenia e condicionamento físico, essa modalidade trabalha força, consciência e mobilidade corporal em diferentes locais.

Os exercícios calistênicos podem ser praticados em parques, academias, ou ainda, em modalidade home. Afinal de contas, a peça chave para a prática é o próprio corpo do atleta.

2. Como iniciar a prática de calistenia?

Imagem de uma mulher praticando uma atividade de calistenia

“Assim como em qualquer treinamento físico, o ideal é que os treinos calistênicos recebam acompanhamento profissional. Ainda que os exercícios iniciais sejam simples, como barra fixa, flexão de braços e abdominais, a execução é extremamente importante”, afirma o profissional sobre o início destas práticas.

Então, antes de começar os treinos, procure um especialista que irá avaliar o seu condicionamento físico, bem como acompanhar a evolução dos exercícios escolhidos.

A importância da atividade física: conheça mais detalhes!

3. É possível treinar calistenia todos os dias?

Imagem de uma mulher se exercitando ao ar livre

Segundo Yoshida, sim, é possível treinar todos os dias. Entretanto, alguns cuidados são necessários como o respeito pelo descanso muscular e a atenção para uma boa periodização dos exercícios calistênicos.

4. Quantos minutos de calistenia devo praticar diariamente?

Imagem de um grupo de pessoas praticando atividade física

A OMS, Organização Mundial da Saúde, divulga a importância da prática de 150 a 300 minutos em treinos físicos por semana. Yoshida, atleta profissional e personal trainer especializado nesse ramo, afirma em relação ao treinamento diário:

“Indico que os praticantes de calistenia comecem devagar o condicionamento físico. Uma média de 15 a 20 minutos em treinos diários é um ótimo início, e conforme existem evoluções, evoluímos também na duração e complexidade dos movimentos”.

5. Qual a frequência mínima de treinos semanais?

Imagem de um rapaz praticando atividade calistenia

“Ainda que existam a possibilidade de treinos diários, o treinamento em 3 a 4 vezes por semana são ideais na calistenia para iniciantes“. Afirma Mauro Yoshida em relação à frequência mínima dos treinos calistênicos.

6. Quais são os exercícios básicos da calistenia?

Imagem de uma mulher se exercitando ao ar livre

Conforme Yoshida relata nessa conversa com a Fokus Fit, a barra fixa, flexão de braços e abdominais como prancha isométrica são exercícios básicos. Invista nessas práticas para a conquista do condicionamento físico desejado.

7. Quem pode praticar?

Imagem de um grupo de pessoas praticando exercícios

“Todos! Não existe distinção entre gênero, idade ou outras condições para a prática segura da calistenia. O fundamental é garantir uma orientação profissional correta”. Mauro Yoshida reforça o caráter global dos exercícios calistênicos, praticados em diferentes culturas.

Melhor horário para treinos: descubra e aproveite os benefícios com a Fokus Fit.

8. Existe calistenia feminina?

Imagem de uma mulher se exercitando

Segundo o especialista no assunto, homens e mulheres podem praticar, ou seja, essa ação é válida independente do gênero. Portanto sim, os exercícios calistênicos são adaptáveis conforme as necessidades e nível em condicionamento físico dos praticantes.

9. Quais os principais objetivos da calistenia?

Imagem de um homem se exercitando

“A calistenia como exercício físico possui o princípio básico de investir no crescimento de força e condicionamento funcional. Desta forma, suportar o peso do próprio corpo é importante no dia a dia dos atletas, ainda que iniciantes”.

Yoshida ainda cita a busca de mudanças na rotina dos treinos, como um dos pontos positivos para quem procura fugir um pouco do ambiente das academias. Os praticantes dos exercícios calistênicos aqui no Blog reforçam a afirmação.

10. Quais cuidados tomar na prática dos exercícios físicos?

Imagem de dois jovens se exercitando

Existem cuidados essenciais a serem tomados antes da prática dos exercícios. Segundo o condicionar físico em entrevista, é importante assegurar:

  • Treinamentos com a máxima segurança e acompanhamento profissional;
  • Respeito ao corpo e os limites físicos;
  • Orientação é o suporte e a base de tudo.

Mauro Yoshida reforça que existem muitas informações presentes no Instagram e YouTube sobre o assunto, mas que é necessária muita atenção para que não sejam reproduzidos movimentos sem o correto acompanhamento profissional.

E aí, gostou de conhecer o que é calistenia e todas as informações necessárias para práticas seguras da modalidade física? Pois fique por dentro dos conteúdos que a Fokus Fit divulga aqui no Blog, e compartilhe com aquele amigo interessado no tema.

Até a próxima conversa!