Mercado Fitness em 2022: tendências para investir!

O mercado fitness vem mudando a cada ano e, com as mudanças de comportamentos impostas pela pandemia do Covid-19, surgiram tendências diversas para 2022 em tudo o que está relacionado ao mundo fitness, bem-estar e saúde.

Quais são essas tendências e como elas vão impactar o mercado fitness durante este ano? Acompanhe nosso post e confira as áreas e oportunidades que estarão em alta para investir e ter bons resultados com os alunos.

O mercado fitness pós-pandemia

Os desafios do mundo fitness foram se multiplicando desde 2020 com o início da pandemia, época em que os profissionais e os alunos precisaram se adaptar para continuar suas atividades mesmo com a necessidade de isolamento social.

Imagem de equipamentos de treino

Com isso surgiram várias alternativas de negócios para profissionais da área, com espaço para atividades online, treinos em casa e personalizados, por exemplo. Essas tendências ganharam adeptos e seguem fortes para este ano também.

A expectativa é que tenhamos um cenário com menos restrições sociais com o avanço da vacinação, que abre margem para atividades coletivas ao ar livre, em busca de maior interação social, e à recuperação do “tempo perdido” durante os períodos de maior isolamento.

Tendências do mercado fitness para 2022

O mercado fitness em 2022 ainda sente o impacto da pandemia, mas oferece oportunidades diversas, tanto para profissionais quanto para alunos. O American College of Sports Medicine (ACSM) fez uma pesquisa que traz as tendências globais para o mundo fitness em 2022, e nós trouxemos as principais até você. Veja a seguir.

Tecnologia wearables em alta

O uso de aparelhos vestíveis como relógios inteligentes, medidores de frequência cardíaca e outros dispositivos como rastreadores de GPS tem movimentado o mercado e seguem firme entre as tendências fitness.

Com as informações que esses aparelhos trazem o usuário tem acesso a dados importantes para medir sua performance e os treinos ficam mais eficazes. O profissional de educação física pode utilizar esses dados para dar cada vez mais potência e ajudar o aluno a superar seus desafios.

Treinamento online x offline

Os treinos online vieram e parece que vão ficar. Eles são mais práticos, não demandam a presença de um personal próximo para serem realizados, além de abrirem infinitas possibilidades para o aluno escolher onde quer treinar, tornando seu dia a dia mais facilitado.

Para os profissionais, é a chance de ampliarem sua rede de alunos ao redor do mundo, não dependendo apenas de uma cartela de clientes locais. Vale a pena investir.

Leia também: equipamentos para malhar em casa de maneira efetiva

Atividades físicas ao ar livre

Além do treinamento online outra forte tendência é a prática de atividades físicas em espaços abertos, principalmente depois de passar tanto tempo em isolamento na pandemia.

Imagem de duas pessoas treinando ao ar livre

Os treinos ao ar livre ajudam o aluno a se sentir livre, e, em caso de treinos em grupos, a vantagem é a socialização. Grupos de corrida, treinos coletivos, caminhadas em grupo vão tomando mais destaque.

Emagrecimento X bem-estar

Existe também uma tendência global de fazer exercícios não apenas para emagrecer, mas sim pelo bem-estar e saúde, tendo o emagrecimento por consequência. As pessoas estão procurando também se alimentar melhor, parando de fumar, buscando por uma mente saudável, o que movimenta setor de wellness.

Isso abre portas para um mundo fitness multidisciplinar, sendo uma ótima oportunidade para fazer parcerias com psicólogos, nutricionistas ou médicos, para deixar o seu trabalho mais profissional e entregar um combo completo que vai ajudar na transformação dos alunos, em todos os âmbitos.

Modalidades que oferecem praticidade e diversão

Estarão em alta as atividades que, além de trazer condicionamento físico e bem-estar, proporcionam diversão para quem pratica. Um bom exemplo são as aulas de ciclismo ou bike indoor, que trazem o conforto físico e benefícios sociais para quem os pratica, trabalhando aeróbico, força e intensidade ao mesmo tempo.

Para quem conseguir criar grupos coletivos para aproveitar trilhas e paisagens, é uma forma de agregar tudo isso.

Treinos exclusivos para de perda de peso

Criar planos específicos focados para a perda de peso voltam com força, principalmente em decorrência do aumento de peso resultante da quarentena imposta pela pandemia. O profissional pode focar em parcerias com nutricionistas e oferecer um pacote completo para essas pessoas que estão na busca da redução de peso.

Treinos personalizados

Como a profissão de personal trainer vem ficando mais acessível, os treinos personalizados ganham força e também seguem firmes como tendências de mercado fitness para 2022.

Com treinos personalizados para cada pessoa, o profissional consegue estabelecer metas, fazer testes de condicionamento e definir os exercícios adequados para cada objetivo que o aluno precisa atingir, de acordo com as suas condições e limitações.

Imagem de pesos de academia

Vender esse tipo de serviço é um diferencial e tanto para os profissionais, porque a pessoa se sentirá assistida e irá crescer de acordo com um treino individualizado.

Programas de condicionamento para idosos

É um nicho que nem sempre é oferecido pelos profissionais de educação física e segue em alta, principalmente após este longo período de isolamento, quando muitos idosos perderam condicionamento físico e estão buscando meios de voltar a se movimentar.

Esse público em geral possui melhores condições financeiras e a expectativa de vida tem aumentado, com a busca de uma vida mais ativa, mesmo após aposentadoria.

Programas de reabilitação pós-Covid

Não foram apenas os idosos que sofreram com o grande período de isolamento social, ainda há muitas pessoas que sofrem com as consequências do sedentarismo, ganho de peso e problemas psicológicos e vão buscar na atividade física uma forma de melhorarem sua saúde e seu estilo de vida.

Além disso, muitas pessoas que contraíram COVID-19 têm sequelas e precisam de condições especiais para a prática de atividades físicas.

Independente de qual tendência, o ano de 2022 promete ser cada vez mais intenso para o mercado fitness e sai na frente quem se adaptar e buscar se destacar inovando entre essas tendências.

Conte com a Fokus Fit para alcançar seus objetivos. Continue acompanhando nosso blog com dicas de treino, equipamentos e muito mais sobre o mundo fitness. Até o próximo post!