Melhor horário para malhar: descubra e aproveite os benefícios

A cada dia mais pessoas buscam estilos de vida saudáveis na esperança de balancear os poucos momentos disponíveis para praticar exercícios físicos. Uma prova disso pode ser observada através das grandes procuras por academias nas horas de rush: mas, afinal de contas, qual é o melhor horário para malhar?

Pode parecer uma pergunta exclusivamente pessoal, inclusive, é comum encontrarmos conteúdos relacionados a tipos físicos que apresentam melhor desempenho nas rotinas matutinas e outros plenamente adaptáveis às noturnas, mas essa escolha pode sim ser pensada em função de melhor desempenho em geral.

Se você se interessa em descobrir as vantagens e desvantagens de cada um dos períodos e como eles podem interferir na sua performance física, siga com a Fokus Fit neste blog post: nós te contamos tudo!

Afinal de contas, qual é o melhor horário para malhar?

Começamos esta conversa com o básico sobre o assunto que já não é novidade sobre os praticantes de atividades físicas: cada corpo se adequa mais facilmente com rotinas estipuladas em determinado momento do dia.

Esse fator é biológico e está relacionado a maneira como gastamos energia, produzimos hormônios e claro, aos hábitos adotados em conjunto. Entretanto, podemos equilibrar estes gastos e produções com adaptações de horários, e é justamente sobre eles que iremos nos dedicar agora.

O período da manhã é, sem sombra de dúvidas, um dos queridinhos do público mais ativo durante o dia, mas você sabia que dentro dessa opção – assim como vespertinamente e também à noite, há prós e contras?

Continue a leitura e confira agora mesmo com a Fokus Fit tudo sobre o assunto!

Treinos matutinos: vantagens e desvantagens

imagem de mulher sentada na grama colocando peso de tornozelo fokus

Eis uma das rotinas com uma lista extensa de vantagens. Isso porque nas manhãs os adeptos do universo fitness costumam apresentar maior disposição, típico do período após horas de sono bem dormidas.

O motivo disso é porque nosso organismo, ao receber estímulos, libera serotonina, substância responsável em causar maior sensação de bem-estar, fazendo com que os praticantes das atividades físicas nesses horários se sintam mais energizados e plenos.

Outra contribuição destacada por especialistas físicos aponta para o aumento de massa muscular facilitado nos períodos das manhã, afinal, este é o momento que apresentamos picos de cortisol e insulina, substâncias que favorecem – e muito, inclusão proteica muscular.

Contudo, para todo bônus, há certas desvantagens. Uma delas é que as rotinas matutinas apresentam a necessidade de investimento extra em aquecimento de articulações e músculos, pois após longos períodos de repouso, o corpo demanda mais preparação.

Outro fator a ser levantado é o consumo energético destes horários, se você já decidiu treinar pelas manhãs, adicione uma hora anterior aos exercícios para o seu café da manhã. Caso suas demandas profissionais iniciem logo cedo, a indicação é buscar por outros períodos de prática física que se adequem melhor a sua agenda.

E sobre eles, você irá conhecer mais agora: continue com a Fokus Fit!

Treinos vespertinos: vantagens e desvantagens

Imagem de home fazendo exercícios com halteres em ambiente aberto

À tarde é, sem sombra de dúvidas, um dos horários menos concorridos nas academias e centros esportivos ao redor do país, isso porque muitos usuários estão neste momento ocupados entre demandas profissionais.

Entretanto, o período vespertino oferece vantagens que seduzirão aqueles que – assim como a Fokus Fit, ama se exercitar. Afinal, este horário consegue reunir síntese metabólica, temperatura mais adequada e consumo energético ideais para rotinas em exercícios.

Em relação ao desprendimento hormonal, neste horário os níveis de cortisol e insulina seguem em alta, condição necessária para potencialização de treinos. Um outro fator importante é a temperatura corporal: às 17h nossos corpos alcançam o pico ideal, favorecendo gastos de energia – e consequente perda de peso.

Por outro lado, como já sinalizado aqui no blog post, a principal desvantagem relacionada ao período da tarde é, sem sombra de dúvidas, a ausência de tempo para práticas físicas. Se pelas demandas profissionais não lhe sobra brechas na agenda, uma opção é utilizar horários de almoço, mas com cuidado para evitar a possibilidade de refluxo durante as atividades.

A Fokus Fit apresenta agora uma terceira opção: confira com a gente!

Treinos noturnos: vantagens e desvantagens

Imagem de mulher se alongando em tapete fokus

Eis que é chegado o momento de falarmos sobre o período mais elencado pelos praticante das rotinas físicas: a noite. Muitos mencionam a vantagens das práticas nestes horários contribuírem com horas de sono mais relaxantes, mas para muitas pessoas a realidade pode sim ser um pouco diferente.

Caso você opte pelos horários noturnos, escolha treinos com três horas de antecedência e aposte em exercícios que priorizem relaxamento físico e alongamentos presentes para melhorar o seu sono.

Outra dica pode até parecer senso comum, mas leve em consideração o ritmo próprio do seu corpo, se as rotinas noturnas lhe causam insônia, cogite mudar o período, mas se as práticas auxiliam a qualidade do seu sono e baixam seus níveis de estresse, aposte na noite sem medo!

Vale lembrar que os treinos noturnos possuem o bônus das horas disponíveis em grande parte das agendas dos usuários em academias, mantendo assim consistência nas práticas, fator fundamental para ótimas performances.

Adicionamos ainda, a vantagem dessa escolha ocasionar horas disponíveis pela manhã, oferecendo maior comodidade aos que priorizam acordar mais tarde – ou então, dedicar tempo para outras atividades matutinas.

É importante lembrar sobre a importância de investir em aquecimento nestes horários, evitando assim hipertrofia nos músculos, típica dos organismos que já se preparam para horas de sono tranquilas.

Acabamos de conferir, portanto, que o melhor horário para malhar é aquele mais adequado às necessidades físicas e às rotinas de cada indivíduo – podendo ser otimizado para melhores rendimentos.

Por fim, crie uma rotina que adeque resultados almejados – perda de quilos, ganho muscular e outros – com conforto físico, não deixando de dar atenção especial ao que seu corpo comunica.

Gostou do nosso blog post? Aproveite e siga nossas redes sociais que estão repletas de novidades sobre o universo fitness, além de conferir o site da Fokus com itens para quem como a gente, ama o estilo de vida saudável.