Equipamentos para malhar em casa de maneira efetiva

Tem andado sem tempo para frequentar a academia ou não gosta muito de ambientes muito cheios e prefere se exercitar no seu tempo, ouvindo seu podcast favorito, no conforto de casa? Com os equipamentos corretos sua experiência vai render grandes resultados – e você pode começar hoje mesmo com equipamentos simples mas muito práticos, confira só!

Malhar em casa dá resultado?

Essa resposta depende especialmente do nível de organizaçãodisciplina e da qualidade dos equipamentos para malhar em casa. Malhar na academia pode acabar não dando resultados se não houver regularidade, consistência e boa postura.

Os equipamentos profissionais da academia dão a impressão de que, porque estamos em um ambiente voltado para o cuidado da musculatura, o progresso é maior. Isso é uma meia verdade e tem muito mais a ver com como sua mentalidade está. Se preparar um espaço bem legal em casa e estiver com bastante inspiração, os resultados podem ser iguais ou até superiores.

Confira algumas dicas chave para ter um rendimento maior ao malhar em casa:

– Use uma roupa adequada para malhar, como se fosse até a academia. Nada de ficar de pijama;

– Tenha um espaço reservado para se exercitar. Se não tiver muito espaço disponível, prepare o ambiente para aquele momento;

– Quer aumentar a performance? Concentre-se: desligue a tv, o celular, use uma música que dê energia ou fique em silêncio. Estabeleça metas e conte bem cada série.

– Estude os conjuntos de músculos para fazer exercícios concentrados para as suas necessidades ou mais diversificados, para manter o condicionamento. Consulte um especialista e escolha equipamentos para malhar em casa que sejam adequados.

Escolhendo seus equipamentos para malhar em casa

Se engana que acha que é necessário gastar uma fortuna para estar preparado na hora de malhar em casa. O mais importante é começar e ter itens essenciais para garantir seu conforto e a boa execução das séries. O mais importante é que tenham procedência e sejam bem estruturados. Confira os mais indicados para começar e cuidar de todo o corpo:

Tapete mat de yoga

Imagem de mulher se alongando usando tapete fokus

Esse é o item essencial para quem quer se exercitar em casa, pois é possível utilizá-lo nos treinos como aliado nas atividades no solo, protegendo os joelhos, articulações, tornozelos, o pescoço, a cervical e ombros.

O tapete ainda te ajuda a realizar seus abdominais, pranchas, elevações, praticar yoga e descansar entre as séries. É um artigo totalmente multiuso para muito além da hora de malhar. Escolher um tapete adequado para sua rotina de exercícios te ajudará a ter muito mais conforto e segurança tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre.

Elásticos extensores

Imagem de pessoa usando elástico extensor fokus azul

Os famosos bands funcionais certamente são os materiais mais requisitados hoje em dia para praticantes das mais diversas modalidades, especialmente de treinos funcionais.

Isso porque esse acessório tem mil e uma utilidades: com ele você exercita quase todos os grupos musculares. Exercícios como elevação, stiff, agachamentos, rotações e extensões de braço e perna no geral podem ser praticados com o auxílio do elástico.

Outros exercícios podem ser auxiliados pela pressão do elástico e, de acordo com o tamanho, você aumenta ou diminui o peso concentrado no exercício.

Há modelos variados com ou sem puxadores que são de fácil fixação. Vale a pena ter um conjunto de elásticos de boa qualidade para alternar na intensidade para manter sempre o progresso nos exercícios.

Halteres, kettlebells e anilhas

Imagem de mulher fazendo exercícios ao ar livre com Halteres

Os alteres podem ser usados em diversas posições na hora de exercitar bíceps, ombros, trapézio, peito, costas e até pernas, com os agachamentos. E você não precisa ter uma série deles. Mais importante do que quantidade é a qualidade.

Eles substituem muito bem as barras na hora do supino, e exercícios como crucifixo e remada estão entre os mais efetivos para quem quer criar massa.

Outros exercícios como agachamentos e stiff também podem ser auxiliados com halteres, especialmente os de modelo dumbbell e kettlebell, que tem uma extensão preparada para diferentes grips.

Se sentir que quer aumentar a intensidade, basta fazer os exercícios mais lentamente.

As anilhas também servem para muito mais do que adicionar peso às barras: são ótimos acessórios para auxiliar supinos, contrações de peitoral e diversas séries para treino funcional e crossfit.

Cordas

imagem destacada de corda de pular

Pular corda é um dos exercícios mais recomendados tanto para queimar calorias quanto para cuidar do bom condicionamento cardiovascular. Escolha cordas com um material adequado e resistente e com cabos que tenham um bom grip, de preferência ajustáveis.

Caneleiras e Colchonete

imagem de mulher executando exercícios de glúteo com uso de pesos no tornozelo e tapete fokus

As caneleiras e colchonetes são itens comumente procurados por mulheres que desejam treinar em casa ou ao ar livre. Isso porque eles proporcionam um auxílio quase completo na hora de exercitar o corpo.

Hoje em dia existem vários pesos de caneleiras, que podem ser utilizados tanto para profissionais do esporte quanto para iniciantes que procuram sair do sedentarismo.

O peso do próprio corpo

A cultura da calistenia é outra que tem ganhado muitos adeptos. O peso corporal é ideal para praticar uma série de exercícios, porque ele avança conforme você adquire massa, então o desafio vai aumentar progressivamente na medida em que você vai se acostumando ao próprio peso.

Se pratica bastante prancha e flexões, você talvez devesse considerar apoios. Assim, evita gerar atrito sobre os pulsos. Se gosta de supino, pode radicalizar e instalar uma barra para sua porta para ir se acostumando ao peso do próprio corpo.

Use os móveis de casa

Para quem está determinado, um pouco de criatividade é o combustível para ir adiante: as cadeiras e sofás de casa podem servir como apoios para diversos exercícios, como suporte para extensões mais lentas para iniciantes ou crucifixos com a coluna em 90 graus. Se sua cadeira for mais baixa, ela pode fazer as vezes de caixotes, também.

Já com o sofá, que é mais pesado e firme no chão, você pode apoiar os pés para fazer flexões mais altas e complexas, como a posição diamante, assim vai poupar excesso de pressão em sua coluna.

E aí, se inspirou para começar a criar seu kit de treino em casa? Na Fokus Fit você encontra as melhores dicas para manter o condicionamento físico com qualidade, é só seguir nosso blog e nossas redes sociais para conferir mais materiais de qualidade!