Como perder a barriga de forma rápida e saudável: confira!

Se você está em busca de como perder a barriga, provavelmente já encontrou diversas informações e opiniões sobre o assunto: pare de comer carboidratos, faça abdominais, faça dietas malucas, feche a boca e diversas ideias que nem sempre são saudáveis e muito menos eficazes à longo prazo.

Imagem de alimentos como grãos e massas

Especialmente porque muitos dos conteúdos focados nesse assunto acabam associando magreza à saúde, deixando completamente de lado as diversas formas completamente não saudáveis de perda de peso. E é justamente por isso que nós preparamos esse guia completo, com informações verdadeiras, comprovadas cientificamente e que visam a perda da gordura de forma realmente boa e duradoura para seu corpo.

Então siga a leitura e encontre todas as informações que precisa para conseguir secar sua barriga do jeito certo!

Guia de como perder a barriga com mudança de hábitos!

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar, é bom entender quais são os três principais fatores que vão te ajudar a perder gordura da barriga de forma saudável: reeducação alimentar, melhora de hábitos e exercícios físicos. E acredite, isso não quer você terá que passar fome, aprender a ignorar o ronco da barriga e fazer uma quantidade absurda de exercícios diários.

Pessoa comendo salada de frutas

Muito pelo contrario, é por meio do bem-estar e de uma alimentação saudável e balanceada que conseguimos dar ao nosso corpo a capacidade de se livrar das gorduras localizadas na região abdominal. Agora que te explicamos os pontos chaves e essenciais para essa mudança na sua vida, vamos as orientações e dicas que preparamos:

Qual a melhor maneira de perder gordura da barriga?

A melhor forma de conseguir secar sua barriga de forma duradoura e saudável é entendendo que não existe uma receita de bolo para chegar nesse objetivo, afinal existem as pessoas que buscam esse objetivo pautado na estética outros na saúde, assim como também existem as pessoas obesas, as acima do peso e os famosos “magros de ruim”.

Cada corpo reage de uma forma diferente às mudanças de rotina e alguns organismos precisam de cuidados diferentes do que outros. Por isso, a melhor forma de perder gordura é buscando o auxilio de um profissional qualificado, que vai te ajudar a encontrar a melhor forma baseado em seu corpo e seu organismo.

Imagem de médico nutricionista criando um plano alimentar

Mesmo assim, existem algumas dicas e maneiras de estimular uma barriga sequinha, e nós listamos tudo abaixo.

10 maneiras de como perder a barriga em um mês

Aqui, então, trouxemos alguns fatos que vão te ajudar a entender as maneiras saudáveis de estimular o seu corpo a perder gordura, trazendo ideias de reeducação alimentar, melhora na qualidade dos seus hábitos e muito mais. Lembrando que, mesmo sendo fatos comprovados, a visita à um profissional qualificado ainda é essencial para encontrar a melhor rotina para seu corpo. Vamos começar então? Siga a leitura:

1. Diminua açúcar e carboidratos simples

O corte de sucos, refrigerantes, pães brancos, macarrão e outros alimentos processados com alto nível de açúcar, carboidrato simples ou frutose é essencial para que a sua dieta dê certo, isso porque essas substâncias causam uma alta produção e secreção de insulina muito rápido e isso pode causar ainda mais fome do que antes de comer, ou seja, o consumo desses alimentos é praticamente um ciclo sem fim, já que te causam ainda mais fome, dificultando o processo de emagrecimento.

Imagem de açucar em grão

Mas não se engane, você não precisa entrar em uma dieta ‘low carb’ ou cortar completamente os carboidratos, apenas substituir esses alimentos por aquelas opções integrais, ricos em carboidratos complexos que são muito bons para nosso corpo e nosso bem-estar.

Pão integral fatiado

Confira também: dicas de como sair do sedentarismo, mais saúde para o seu dia a dia!

2. Melhore seu consumo de proteína

Quando começamos um processo de reeducação alimentar, é bem comum pensar na redução do consumo de proteínas ou até mesmo em seu consumo desbalanceado. Mas a realidade é que o consumo adequado de proteínas, como peixes, carnes, ovos, batatas e outros alimentos, pode auxiliar e muito na perda de gordura abdominal.

Alimentos proteicos ovos carnes e grãos

Isso porque ajuda na manutenção da massa muscular e também proporciona mais saciedade durante as refeições, te ajudando a comer apenas o necessário. Por isso, tente sempre ter uma grama de proteína por quilo de peso em suas refeições!

3. Reduza ou elimine o consumo de álcool

Pois é, infelizmente o álcool não é um aliado em nossa busca por secar a barriga, isso porque além de ele ser composto por uma grande quantidade de calorias, ele também causa bastante mudança em nosso metabolismo, dificultando a queima de gordura. Por isso, buscando manter o bem-estar de corpo, seria adequado a redução ou corte de bebidas alcoólicas. Lembrando que a redução seria o consumo de pouco álcool em apenas um ou dois dias da semana.

Pessoas brindando com copo de cerveja

4. Melhore sua rotina de sono e reduza estresse

Essa maneira de perder gordura é na verdade uma condição que seu corpo precisa ter para que as outras ideias funcionem bem em seu organismo, mas o sono regulado, de qualidade e com tempo suficiente de descanso (de 7 à 9 horas de sono), isso porque um corpo descansado consegue te dar mais força e energia para um dia muito mais saudável.

Mulher dormindo

Mas o mais importante é que dormir bem e o suficiente ajuda a regular os hormônios e o estresse, que quando muito desbalanceados podem causar aumento de cortisol e consequentemente da gordura abdominal.

Confira também dicas do que comer antes do treino, opções fáceis e saborosas;

5. Comece a beber bastante água

Beber a quantidade correta que seu corpo precisa para um dia saudável e hidratado também é essencial no emagrecimento abdominal, isso porque beber bastante água vai ajudar a manter o metabolismo regulado, assim como auxilia na liberação e secreção de toxinas, ajudando assim no emagrecimento na região abdominal.

Mulher atleta tomando um copo de água

6. Consuma mais fibras solúveis

Ainda na ideia de se alimentar com comidas que causam uma melhor sensação de sacies, as fibras solúveis são ótimas para as dietas porque absorvem água e criam uma solução mais encorpada dentro de seu corpo e com isso te ajudam a se alimentar apenas com o necessário, sem contar que ainda auxiliam no monitoramento dos índices glicêmicos e ajudam a equilibrar a flora intestinal.

Fibras solúveis variadas em recipientes

Ou seja, adicionar as fibras solúveis em sua dieta é uma ótima opções para seu bem estar. Confira algumas opções de alimentos com tais fibras:

  • Aveia;
  • Cevada;
  • Chia;
  • Linhaça;
  • Soja;
  • Maçã;
  • Limão;
  • Banana;
  • Laranja;
  • Morango;
  • Cenoura;
  • Batata-doce;
  • Ervilha;
  • Couve-flor;
  • Lentilha;
  • Feijão.

Confira também: rótulos de alimentos, como ler e escolher os saudáveis?

7. Busque gorduras saudáveis para a dieta

Um dos grandes mitos que podem aparecer quando falamos de dieta e reeducação alimentar é a necessidade de cortar gordura da alimentação. Acontece que isso não é totalmente verdade, é claro que as gorduras trans, aquelas super calóricas e que fazem bem mal para o nosso corpo precisam ser evitadas, mas existem alguns tipos de gorduras saudáveis e elas ajudam a manter o corpo com saúde e até mesmo ajuda no emagrecimento.

Alimentos com gordura saudável salmão, grãos, abacate

Essas gorduras fazem bem justamente porque seu consumo ajudam no controle dos níveis do colesterol e também ajudam a saciar nossa fome mais rápido, por causa disso elas são uma peça importante de sua dieta. Você pode encontrar gorduras saudáveis nos seguintes alimentos:

  • Azeite de oliva;
  • Óleo de soja, girassol ou canola;
  • Castanhas;
  • Nozes;
  • Amêndoas;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Abacate.

8. Consuma mais alimentos termogênicos

Seja a adição de pimenta e canela ou o aumento no consumo de chás verdes, de gengibre e vários outros, o consumo de alimentos termogênicos são de ótima ajuda para quem quer perder a barriga, já que esses alimentos ajudam a aumentar o metabolismo e dessa maneira estimular o seu corpo a queimar gorduras muito mais. Apenas tome cuidado para não exagerar no consumo, porque pode causar efeito rebote e desregular seu organismo.

Alimentos termogênicos, pimenta, gengibre

Confira também nosso conteúdo sobre a importância da atividade física!

9. Controle a secreção de insulina

Lembra quando comentamos que os carboidratos e açúcares aumentam a secreção de insulina e isso te deixa com mais fome? Pois então, o controle do quanto é secretado e a quantidade de insulina em nosso corpo é essencial para conseguir secar a barriga, por isso, adicione em sua dieta o costume de consumir chá de camomila ou de hibisco, vinagre de maça e canela.

Chá de hibisco

10. Faça exercícios físicos semanalmente

E para finalizar esse guia de como secar a barriga, é importante manter sempre uma rotina de exercícios em média 3 vezes por semana, ajudando tanto na perda de gordura quanto no fortalecimento e definição dos músculos de nosso corpo. Listamos abaixo os melhores exercícios para quem quer perder barriga:

Mulher atleta realizando exercício físico

E então o que achou de nosso guia completo para mudar seus hábitos e conseguir perder a barriga de forma rápida e saudável? Esperamos ter conseguido te ajudar da melhor forma! Aproveite também e venha conferir nosso post com o guia completo de como definir o corpo! Até a próxima!