Alimentos ricos em proteína: dicas para ganho de massa!

É um engano acreditar que o ganho de massa se resume ao consumo de dietas hipercalóricas, afinal, todo nutriente incluído em dietas contribui para a o funcionamento de nosso organismo. Os alimentos ricos em proteínas, por exemplo, são recomendados pelos profissionais que entendem como deve ser feito o aumento de massa saudável.

E sobre esta contribuição, a Fokus Fit preparou um blog post completo com alimentos de origem vegetal e animal que constroem dietas focadas em saúde: confira na sequência!

Proteína vegetal: confira 5 opções

Infográfico de alimentos ricos em proteínas

1 – Ervilha

Em primeiro lugar na nossa lista de alimentos ricos em proteínas vegetais destacamos a ervilha, oferecendo 1/4 – um quarto, é isso mesmo que você está lendo – do consumo diário recomendado de vitaminas – A, B, C, K, tiamina e manganês, contando com 4,5 gramas de proteínas a cada 60 gramas do vegetal.

Adicione ervilhas à sua dieta de ganho saudável em massa sem medo!

2 – Castanha-de-caju

Eis uma fonte de proteína vegetal altamente indicada para ganho de massa com saúde e combate a doenças cardiovasculares e contribuição com tecidos conjuntivos, unhas e cabelos.

Além de um importante item antioxidante, a castanha-de-caju apresenta 7,4 gramas de proteína a cada 40 gramas de produto: do cajueiro retiramos esta joia rara!

3 – Amêndoa

O terceiro item entre os alimentos de origem vegetal presente na nossa lista estão as amêndoas, ricas em magnésio e cálcio, que contribuem, e muito, para a manutenção de ossos mais resistentes e sensações de saciedade.

Se a sua aposta é em dietas para ganho de massa sem abrir mão de qualidade de vida, a cada 40 gramas deste alimento encontram-se 7,42 gramas de proteínas vegetais: adicione-as ao seu dia a dia!

4 – Amendoim

A quarta fonte de proteína vegetal que selecionamos é um item de fácil acesso aos consumidores de alimentos saudáveis, seja através de petiscos ou ainda adicionado ao preparo de refeições completas.

O amendoim apresenta 8,25 gramas de proteína vegetal a cada 30 gramas de produto, contando também com vitamina B3, fundamental para o funcionamento das células neurais e combate aos níveis de açúcar no sangue.

Não tema em adicioná-lo à sua dieta!

5 – Soja

Em quinto lugar da lista de alimentos ricos em proteínas nós destacamos a soja, este grão campeão em fibras e combate a doenças cardiovasculares. E pasme, a cada 65 gramas do item, 11,5 gramas de proteínas vegetais são encontradas.

Não tema consumi-la em dietas para ganho de massa e fortalecimento muscular!

Outros alimentos ainda despontam como referência em proteínas vegetais, como Aveia, Semente de Gergelim, Chia, Lentilha, Feijão, Quinoa e tantos outros que contribuem para melhoria nestes consumos. Já quanto aos produtos ricos em proteínas de fonte animal, confira agora mesmo na sequência o Top 3 que preparamos.

Proteína animal: 3 opções incríveis

1 – Salmão

imagem de um prato com salmão

Eis o primeiro colocado entre os alimentos de origem animal para consumidores interessados em ganho de massa com inclusão de saúde: são 22 gramas de proteína a cada 85 gramas de produto.

Adicionamos ainda neste tópico a dica de fracionar o salmão em porções para preparos acessíveis ao dia a dia de consumo, ponto que às vezes torna as proteínas animais mais complexas para o preparo: você irá aprovar os resultados.

2 – Bife Bovino

imagem de bife bovino

O segundo item da lista é sem dúvidas um dos alimentos ricos em proteínas mais presentes na rotina dos brasileiros, além de apresentar 26 gramas proteicas a cada 85 gramas de produto, o bife é um patrimônio cultural.

Isso porque é comum encontrá-lo em cardápios médios dos consumidores a procura de ganho de massa: contudo, não deixe de buscar as peças mais magras.

3 – Frango

imagem de prato com frango

Já não é novidade que o frango é o campeão entre alimentos ricos em proteínas de origem animal, contando com 28 gramas proteicas a cada 85 gramas de produto, além de oferecer também carne magra para quem o escolhe.

Nós adiantamos ainda que as proteínas de origem animal podem ser adicionadas ao preparo de saladas e refeições fitness, contribuindo para o consumo proteico e reduzido em gorduras dispensáveis.

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, confira o tópico especial que preparamos para apresentar – de maneira acessível, o que é proteína e por que utilizá-la para ganho de massa:

O que é proteína?

Neste post apresentamos as principais fontes proteicas, mas agora, vamos lhe contar o que são e para que servem estes nutrientes em nosso organismo!

Proteínas são compostos essenciais para o funcionamento dos tecidos musculares, produções hormonais, além de auxílio na construção saudável da epiderme e cabelos. E acredite, os benefícios não param por aí, pois as proteínas constroem também células neurais fundamentais para sinapses e comandos responsáveis para os sinais enviados para todo nosso corpo.

Veja abaixo tópicos essenciais com o consumo desses compostos para ganho de massa:

  • produção de massa muscular;
  • melhor absorção de alimentos;
  • produção de anticorpos;
  • peles e ossos mais saudáveis;
  • equilíbrio hormonal;
  • células neurais em pleno funcionamento;
  • regeneração de tecidos;
  • melhor transporte de oxigênio;
  • articulações mais saudáveis.

Imagem de home fazendo exercício com bola fokus

Não tenha mais dúvidas, adicione alimentos ricos em proteínas à sua dieta para aumento de massa e ganhe também em inclusão de saúde global aos seus dias. Se você gostou deste conteúdo ou tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário logo abaixo. Continue nos acompanhando no blog e confira a cada semana um conteúdo novo sobre os assuntos que mais te interessam.

Até o próximo post!