A importância da atividade física: conheça detalhes!

Se você imagina que a importância das atividades físicas se relacionam apenas com o gasto de energia, preparamos um blog post completo para lhe provar por A + B o quanto essas atitudes estimulam a melhora da sua saúde mental, socialização e também no desenvolvimento do corpo.

Sabendo disso, provavelmente agora você tem ainda mais vontade de começar a se exercitar, não é mesmo? Não sabe como começar? Fique tranquilo, a Fokus Fit te auxilia no processo, siga conosco nesta leitura!

Quais são os benefícios da atividade física para a saúde?

Caso você ainda esteja em dúvidas sobre a importância da atividade física em sua vida, preparamos um conteúdo repleto de provas concretas de que a inclusão de treinos e alimentações equilibradas auxiliam muito na conquista da vida saudável.

Os benefícios são tantos que não caberiam em apenas um tópico, então fique atento e veja na sequência as principais melhorias em qualidade de vida que as práticas físicas proporcionam:

  • atividades físicas combatem mau colesterol em nível elevado;
  • rotinas saudáveis contribuem com a prevenção de doenças como diabetes e a hipertensão;
  • é comprovado: condições como ansiedade e a depressão são combatidas com a inclusão de exercícios físicos no dia a dia;
  • investir em atividades físicas melhora a saúde dos músculos, além do condicionamento cardiovascular;
  • auxilia indivíduos em busca de gasto energético e consequente perda em massa de maneira saudável;
  • práticas esportivas frequentes contribuem para melhoras em quadros de dor crônica, como em ossos, articulações e de influência psicossomática;
  • rotinas ativas contribuem com noites de sono bem dormidas e prevenção de insônia.

Gostou da quantidade de vantagens? Continue a leitura, pois nós da Fokus Fit iremos lhe apresentar maneiras de introduzir as atividades físicas na sua rotina: siga conosco!

Quanto tempo devo destinar aos treinos?

personal usando elástico para fazer exercício com aluno

Não basta apenas entender sobre a importância das atividades se você ainda não reservou o tempo ideal para a prática delas, e sobre inclusões saudáveis, separamos algumas sugestões de ouro.

Há décadas, as rotinas modernas exigem otimização de tempo dos moradores de centros urbanos, mas acredite, mesmo nesses casos é possível reservar alguns minutos na agenda para a inclusão de treinos que priorizem qualidade de vida.

Segundo instituições mundiais relacionadas à saúde, como é o caso da OMSé recomendado a prática de 600 minutos mensais em treinos de intensidade baixa ou média – ou seja, 20 minutos ativos a cada dia.

Se o assunto for práticas de alto impacto, 10 minutos diários são o suficiente para estilos de vida mais saudáveis e constantes, e apesar de mudanças em rotinas tirarem o sono de muitos que nos acompanham aqui no site, preparamos dicas que auxiliam.

Confira agora mesmo estas sugestões que miram de frente a importância da atividade física em rotinas modernas:

  1. Priorize ambientes preparados para as práticas físicas e à sua necessidade, se em uma sala doméstica, na academia, locais públicos ou parques, o importante é possuir espaço seguro para as atividades programadas.
  2. Inicie com treinos e movimentos em baixa complexidade, é de extrema importância não expor o corpo à rotinas rigorosas e que podem causar rompimentos ou danos físicos maiores.
  3. Opte por práticas próximas ao seu local de moradia ou trabalho, afinal, são lugares inseridos em sua rotina, permitindo que o dia a dia ativo esteja sempre presente e acessível.
  4. Convide conhecidos para o treino, é comprovado que esportes em conjunto aumentam a recorrência das práticas, fator necessário para que estes estímulos se tornem permanentes.

Qual a importância da atividade física para a imunidade?

mulher fazendo exercícios com corda

Em épocas que manter a imunidade alta é questão de sobrevivência, apostar em rotinas ativas é um importante agente imunizante, e isso de acordo com inúmeros estudos realizados em universidades ao redor do mundo.

É amplamente comprovado que práticas físicas regulares contribuem com sistemas imunológicos fortalecidos, portanto se é sua intenção enfrentar períodos em que a imunidade é prioridade, aposte em treinos presentes em seus dias.

Mas, afinal de contas, como uma vida ativa influencia em melhora na imunidade? A resposta é simples, afinal, a recorrência de exercícios físicos estimulam o crescimento de linfócitos T, células responsáveis pela proteção de agentes infecciosos do corpo humano.

Interessante, não é mesmo? Nós não perderíamos mais tempo e na sequência desse post, iniciaríamos uma prática esportiva!

A melhor idade é agora

Senhora com maior idade fazendo exercícios juntamente com personal no tapete fokus

A importância de se movimentar não se resume apenas a praticantes de um gênero ou idade, pelo contrário, a cada dia mais pesquisas apontam para a importância de um estilo de vida saudável para homens e mulheres em fases de desenvolvimento corporal e também para a plasticidade neural, condição presente ao longo de toda a existência.

É fato que os brasileiros estão vivendo mais, com expectativas de vida superando os 75 anos, mas afinal de contas, envelhecer pode ser um processo saudável e com aspectos positivos? A resposta é simples e aponta mais uma vez para a necessidade de rotinas mais ativas.

Manter o corpo em constante movimento auxilia não apenas ao tratamento de doenças físicas, de origem psicológica ou emocional, mas também favorecem a prevenção de suas causas e alcance em qualidade de existência.

Segundo a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), a importância da atividade física reflete na interação social, maior confiança e saúde global de pessoas em todas as idades, com reflexos importantes nas de terceira idade.

Quer descobrir maneiras para alcançar estes objetivos? A Fokus Fit adianta algumas possibilidades:

Práticas recomendadas

  • Musculação

home fazendo exercícios com halteres

Os treinos em musculação são indicados para públicos variados, afinal, pessoas em diferentes idades e gêneros buscam nestas práticas melhoria em qualidade de vida e contribuição em tônus muscular e performances estimuladas.

Se você sofre de dores crônicas ou doenças que atingem ossos ou articulações, busque a inclusão de exercícios anaeróbicos com a presença de caminhadas ou pedaladas.
  • Pilates

jovem mulher fazendo alongamento ao lado de bola de pilates usando tapete fokus

Eis uma prática que atinge corações de pessoas que buscam estilos de vida mais saudáveis através de movimentos flexíveis e dia após dia mais inclusivos, o pilates conquista adeptos em todo o país.

Se você se interessa por atividades físicas com baixo impacto, essa é sem sombra de dúvidas uma das melhores opções!

  • Hidroginástica

dupla na piscina fazendo exercício juntamente com professor

Outra opção certeira para aqueles que buscam conforto em cada movimento apontam para as práticas em água, como o caso da hidroginástica e também a natação.

Ambas são indicadas para praticantes com articulações que demandam cuidado, contribuindo para qualidade de vida e rotinas com estresse reduzido.

E aí, pronto para garantir práticas de exercícios físicos aos seus dias? A Fokus Fit lhe espera, segura que esta será uma das melhores decisões já tomadas até então: aposte em rotinas saudáveis com a gente!

Até a próxima conversa!