9 exercícios para emagrecer de forma prática

Confira 9 modalidades de exercícios para emagrecer de forma eficiente e rápida

Os exercícios para emagrecer são ótimas alternativas, se combinados a uma alimentação adequada em termos de calorias e nutrientes, principalmente se o seu objetivo é perder peso de forma rápida e eficaz. E aqui, estamos falando de atividades aeróbicas que possam gastar o máximo de calorias em menor tempo, como a corrida, musculação, que aumentam os batimentos cardíacos e aceleram este processo.

Além destes que citamos, podemos incluir o HIIT, crosstraining, muay thai, dança, hidroginástica, natação, spinning e a corrida. Todas essas atividades são ideais para quem quer diminuir os quilos, mas ganhar mais massa magra, em maior ou menor grau. No post de hoje, queremos te incentivar a investir nestes exercícios. Acompanhe!

Musculação

Podemos iniciar a nossa lista de exercícios para emagrecer rápido com a musculação, que é uma das categorias mais comuns nas academias. Isso porque, aumentando a massa dos músculos, fica mais fácil aumentar também o gasto calórico durante o repouso. O resultado? Emagrecimento!

Apesar disso, é muito importante que você forme um conjunto bastante equilibrado entre alimentação saudável e a prática regular da atividade física. Caso você tenha dúvidas sobre como proceder com a sua reeducação alimentar, acesse este post completo que fizemos sobre este assunto.

Modalidade HIIT

Chamamos de High Intensity Interval Training a modalidade de treino que reúne exercícios que possuem intensidade elevada, com o intuito de promover uma aceleração metabólica e consequente queima de gordura. Apesar de muito eficaz, ele é mais indicado para as pessoas que já realizam outras atividades físicas.

Nesta modalidade, o seu corpo consegue eliminar até 400 calorias em um espaço de hora. Mas recomendamos que ela seja acompanhada por um profissional de educação física.

Crosstraining

O crosstraining está em alta, e isso se deve porque ele acaba exigindo bastante do corpo, em termos cardiorrespiratórios, mas também das articulações. Então, o ideal é que esta prática também seja supervisionada, evitando eventuais lesões.

Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre um treino de crosstraining, que faz uso de pneus, cordas, pesos e outros objetivos, dentro da academia ou em um ambiente ao ar livre. Ele é tão intenso que pode te fazer perder até 700 calorias/hora. Mas pegue leve, caso você ainda esteja saindo do sedentarismo!

Aulas de ritmo e danças

Chegou o momento que muitas mulheres, principalmente, curtem, que é o das aulas de dança. Por serem mais dinâmicas, muitas acabam preferindo essa modalidade em vez da musculação, porque elas também são uma ótima forma de eliminar os quilinhos a mais, aumentando a flexibilidade e ainda por cima, se divertindo!

Aqui, você pode esperar perder até 400 calorias/hora, mas se preferir algo mais intenso, experimente os treinos de zumba, que podem gastar até 600 calorias durante uma hora.

Muay Thai

Esta atividade é considerada bastante completa, porque faz um uso bastante abrangente dos músculos e por isso, exige também melhor preparo, inclusive cardiorrespiratório.

Nesta modalidade, você consegue promover mais resistência aos seus músculos, e portanto, maior condicionamento físico, aprimorando também aspectos emocionais como a autoestima. Gastando cerca de 700 calorias em um único treino, a intensidade pode elevar estes números até o patamar de 1500 calorias. Então, o preparo físico adequado é fundamental!

Aulas de Spinning

Essa modalidade utiliza essencialmente a bicicleta, em intensidades diferentes. Mesmo assim, ela também é capaz de aumentar o gasto das calorias e também promover o fortalecimento dos músculos.

E, conforme a aula é feita em cima da bicicleta, a indicação aqui fica, principalmente, para aquelas pessoas que possuem uma concentração maior de gordura nas pernas, podendo dar fim a aproximadamente 800 calorias ao longo de uma hora.

Natação

A natação é a completude em forma de exercícios. Ela fortalece os músculos, queima calorias, aprimora as condições físicas de quem realiza essa prática, e mexe com os mais variados grupos musculares.

Como é necessário um esforço quase que constante na piscina, você pode esperar gastar até cerca de 400 calorias, na medida em que se mantém em movimento, independente do tipo de nado.

Hidroginástica

É verdade que em uma intensidade bastante menor, a hidroginástica melhora toda a parte cardiorrespiratória, além de promover um emagrecimento, porque também requer bastante movimentação.

No entanto, quando direcionada para idosos, o ideal é que o ritmo seja bem menor, visando apenas a manutenção da saúde da pessoa e não para promover um gasto calórico. Apesar disso, se executada de forma intensa, pode eliminar até 500 calorias em uma hora.

Correr

Podemos dizer que a corrida é excelente para perder peso. Aqui, o segredo é empreender um ritmo que possa ser mantido, preferencialmente com uma intensidade moderada. Se você estiver iniciando, a dica é começar de forma mais lenta e ir aumentando, conforme for o seu intuito.

Quem estiver saindo do sedentarismo pode apostar em começar com uma leve caminhada, aumentando o nível de esforço até que atinja uma respiração ofegante, a ponto de você não conseguir mais conversar ao longo da prática.

E você, está em busca de uma atividade física para emagrecer? Esperamos ter apresentado algumas ótimas opções para você conseguir perder uns quilinhos, e, de quebra, aumentar a massa magra. Ah! E queremos te ajudar também a definir os melhores horários para você começar os seus treinos. Para isso, indicamos este post completo sobre o assunto. Acesse e confira!