8 maneiras efetivas de como melhorar o condicionamento

As pessoas estão buscando cada vez mais atividades físicas para sair do sedentarismo e conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida, não é? Porém, para conseguir conquistar bons resultados, melhorar o condicionamento físico é fundamental.

Mas afinal, como melhorar o condicionamento físico? Por que ele é tão importante? Quais exercícios fazer? Se você tem essas dúvidas fique com a gente até o final desse post porque vamos falar de cada uma delas. Vamos lá?

Por que melhorar o condicionamento?

Um bom condicionamento físico ajuda a controlar o peso corporal, porque previne o ganho de peso e ajuda a controlá-lo de maneira adequada. Além disso, ao buscar por um bom condicionamento você também previne doenças como hipertensão e doenças circulatórias, por exemplo.

Imagem de um homem idoso fazendo exercícios com ajuda de uma profissional

Outro bom motivo para melhorar o condicionamento é para a prática de exercícios em si, porque ele ajuda a deixar o corpo resistente para conquistar mais resultados, a aumentar a força muscular e a flexibilidade, por exemplo.

Quanto tempo leva?

Uma das maiores dúvidas em relação ao assunto é quanto tempo leva para melhorar o condicionamento físico. A resposta é o clássico depende. Existem diversos fatores internos e externos que podem influenciar como metabolismo, frequência de treinos e até o tipo de alimentação, que impactam diretamente.

Imagem de uma mulher fazendo exercício no box

Algumas pessoas conseguem adquirir o condicionamento físico esperado em até 12 semanas, mantendo a constância nos exercícios físicos e em uma boa alimentação. Outras podem demorar mais.

Dicas para melhorar o condicionamento físico

Se você quer ter mais fôlego e melhorar a resistência do seu corpo para evoluir cada vez mais nos treinos precisa ter em mente duas palavras importantes: disciplina e constância. Esses dois vão determinar os resultados que você vai alcançar e o tempo que vai levar para chegar aos seus objetivos.

Imagem de uma mulher correndo ao ar livre

Mas calma, seja um atleta iniciante ou de nível avançado, nós separamos algumas dicas e maneiras de começar a criar uma nova rotina, melhorar o condicionamento físico e perder peso, definindo o corpo. Anote aí!

Mude alguns hábitos do dia a dia

Um dos passos principais para conquistar um bom condicionamento físico e mantê-lo é ter uma vida ativa. Aqui você não precisa se matricular em uma academia ou fazer algo extraordinário, basta inserir pequenas mudanças no dia a dia como usar as escadas ao invés do elevador, que já vai te colocar para se mexer mais e mais.

Imagem de uma pessoa andando de bicicleta

Os exercícios são fundamentais para conseguir um bom condicionamento, mas boas práticas podem fazer a diferença. Veja algumas dicas:

  • Deixar o carro na garagem e ir ao trabalho de bicicleta;
  • Caminhar até a padaria ou com seu pet;
  • Fazer alongamentos durante o dia;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro;
  • Caminhe pela casa durante o home office;
  • e outras dicas para sair do sedentarismo.

Pratique exercícios

Para que nosso corpo consiga atingir melhorias contínuas no nosso condicionamento físico é fundamental que a prática de atividades físicas regular esteja presente. Isso porque ele precisa ser estimulado constantemente para que o cérebro entenda que, a cada avanço, o corpo precisa se adaptar e aderir ao novo jeito de treinar.

Aqui a ajuda de um profissional de educação física pode ser bastante eficaz, já que ele vai determinar o tipo e quantidade de exercícios necessários de acordo com o seu objetivo pessoal.

Imagem de uma mulher treinando na academia

Então, antes de sair treinando exaustivamente, peça ajuda de um profissional para progredir aos poucos.

Faça o repouso necessário

Errado está quem pensa que só treinar é o suficiente, viu? Boas noites de sono são fundamentais para que o corpo se recupere de forma saudável da sobrecarga de treinamentos a que foi submetido.

Além disso, quando fazemos exercícios o nosso corpo se desgasta, os músculos são “machucados”, por isso é tão importante que haja um período de descanso entre os treinos, para que ele faça todo o processo de regeneração para se preparar para a próxima sessão de exercícios.

Imagem de uma atleta descansando

Existem tempos de repouso diferentes para cada tipo de atividade, podendo variar entre 24, 48 e 72 horas.

Aumente o ritmo aos poucos

A paciência precisa ser sua aliada neste processo, sabia? Se seus planos é melhorar condicionamento físico, saiba que isso é conquistado gradativamente. Então de nada adianta começar já sobrecarregando o corpo no seu próximo treino.

Imagem de um atleta correndo ao ar livre

Trace metas e vá aumentando a potência dos seus treinos gradativamente. Foque em dar o seu melhor em cada etapa, perceba seu corpo nos movimentos, melhore posturas e, aos poucos, vá acelerando o processo. Isso ajuda a evitar lesões sérias e o seu corpo agradecerá esse cuidado!

Cuide da alimentação

Os alimentos são o combustível que nosso corpo precisa para funcionar corretamente, então uma boa alimentação fará a diferença na hora de melhorar o condicionamento físico.

Contar com carboidratos, proteínas, vitaminas e fibras na sua rotina de alimentação saudável trará os nutrientes para seu corpo. Cuide para ter um cardápio bastante equilibrado e bem distribuído com esses nutrientes.

Imagem de alimentos saudáveis

Quer mais rendimento? Evite comidas gordurosas, frituras, refrigerantes, alimentos processados e ultra processados e diminua o consumo de álcool porque tudo isso não oferece os nutrientes que você precisa, atrapalham o seu processo e ainda aumentam o risco de doenças.

Hidrate-se sempre

A água precisa estar presente no seu dia a dia para manter uma rotina saudável porque uma rotina de hidratação adequada fará com que os processos fisiológicos do seu corpo funcionem corretamente antes, durante e depois dos exercícios.

Imagem de uma mulher tomando água

Então, já aproveite e encha sua garrafinha d’água enquanto termina de ler esse post, ein!

Mescle os tipos de treino

Para melhorar o condicionamento físico é importante trabalhar a flexibilidade do nosso corpo, então vale combinar tipos de treinos diferentes na sua rotina como:

  • Treinos cardiorrespiratórios: corrida, natação, caminhada, hidroginástica, ciclismo, etc.
  • Treinos de força muscular: musculação, crosstraining, treinamento funcional, etc.

Se você permanecer fazendo o mesmo treinamento, com o mesmo nível de carga, terá os mesmos resultados sempre. Os treinos de cardio vão te ajudar a queimar calorias, vão te ajudar a perder barriga e te dar mais agilidade. Já os treinos de força, como o nome diz, vão fortalecer as articulações, músculos e ligamentos, para deixar o corpo ainda mais resistente e chegar ao condicionamento físico que você almeja.

Treine em casa ou ao ar livre

A gente sabe que a rotina sempre cobra e, muitas vezes, não conseguimos encaixar aquela ida à academia durante a semana. A ideia para te ajudar a manter a constância é tornar a prática de exercícios o mais fácil possível, sem grandes obstáculos. Então, nada melhor do que adaptar um espacinho em casa para fazer seus treinos.

Outra boa opção para sair da rotina e dar uma nova motivação aos seus treinos é fazer exercícios ao ar livre. Existem estudos que mostram uma maior satisfação ao treinar fora de casa, pela conexão com a natureza e com a quebra mesmo da rotina maçante do dia a dia. Vale a pena tentar.

Imagem de uma mulher fazendo exercícios ao ar livre

Venha ler esse post também: Equipamentos para malhar em casa de maneira efetiva

Bônus: Exercícios para melhorar o condicionamento físico

Agora que você já sabe o que fazer no seu dia a dia para melhorar o condicionamento físico, que tal uma lista com alguns exercícios que vão te ajudar a chegar lá? Nós separamos alguns deles para te ajudar a intercalar seus treinos. Confira!

Circuito de exercícios

Nada melhor para ajudar a melhorar o condicionamento físico do que os treinos em circuito, que combinam exercícios de força e aeróbicos. O treinamento funcional é um bom exemplo desse tipo de atividade, que pode ser feita em casa, ao ar livre ou em um estúdio de funcional. Você escolhe!

Imagem de uma mulher treinando na academia

Corrida

Essa categoria de exercícios também é uma ótima maneira de melhorar o condicionamento físico, já que estimulam o coração, os pulmões e movimenta a circulação para levar oxigênio aos músculos.

Imagem de uma mulher praticando corrida ao ar livre

A corrida ajuda a melhorar a qualidade de vida e a perder aqueles quilos indesejáveis, já que usam as reservas de gordura do corpo como uma das fontes de energia.

Natação

Outra boa opção de exercício para melhorar o condicionamento físico, a natação é uma atividade bem completa, porque trabalha força e desenvolve todo o corpo, além de melhorar a capacidade do pulmão e também estimular. É um tipo de exercício bom para todas as idades!

Imagem de um homem praticando natação

Ciclismo

É uma atividade física de baixo impacto e que ajuda no fortalecimento dos músculos, além, é claro, de melhorar a capacidade aeróbica do corpo. Nesse exercício você trabalha os músculos das pernas, glúteos e coxas, evitando lesões. Além disso, é uma ótima forma de juntar passeio, diversão e atividade física!

Imagem de um homem praticando ciclismo

Leia também: 9 exercícios para emagrecer de forma prática

Viu só como existem várias opções para mudar os hábitos e começar a busca por uma melhora no condicionamento físico? Lembre-se sempre da constância e da disciplina, elas são fundamentais e vão determinar a evolução dos seus treinos e te levarão mais longe.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim. Compartilhe com aquela pessoa que também está com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e motive-a também. Até nosso próximo post!